Para entender a Ayurveda é preciso compreender alguns conceitos básicos, o principal é o que são os doshas:
Divididos em três tipos, os doshas são constituintes dos seres vivos, designados a partir de algumas características biológicas em comum – sendo eles Vata, Pitta e Kapha. Cada um dos doshas é composto por dois dos três elementos e assim tem características predominantes ligadas a esses elementos. Todos mantém interação constante com os demais doshas, que cria a dinâmica energética responsável pelas atividades psico e patológicas dos seres vivos.
É importante ressaltar que nenhuma pessoa é 100% Vata, Pitta ou Kapha. Todos temos os três em “quantias” diferentes e um deles predomina na maioria das pessoas, mas os três interagem constantemente e é dessa interação que resultam os aspectos materiais dos seres vivos: mental, física e energeticamente.
A Ayurveda baseia a prevenção e cura de enfermidades na identificação dos desequilíbrios entre os doshas. Quando um dos doshas está “mais em alta” do que os outros dois, podem surgir doenças relacionadas ao desequilíbrio. As variadas combinações e demais ramificações entre os tridoshas principais são diversas e complexas, mas para aprofundar-se a respeito é preciso entender quais são, como funcionam e o que são os doshas, para assim entender no que eles influenciam e como essas informações possibilitam tratar doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os tridosha são:
Formado por ar e éter, é caracterizado pela mutabilidade e movimento. Pessoas com predominância de Vata tendem a ser magras, ativas e de pele seca. Podem sofrer de constipação intestinal, e devem evitar alimentos amargos, frio e umidade. Também tendem a ser pessoas imaginativas e entusiasmadas, mas também a ficarem muito preocupadas e serem instáveis no sono e apetite.
Constituído por fogo e água, esse dosha tem como característica ser quente, oleoso e leve. Geralmente são pessoas ativas e com boa formação física, mas que tendem a ser nervosas e facilmente irritáveis. Devem evitar alimentos salgados e picantes, para não acentuar o fogo digestivo, Agni, dando preferência a alimentos com maior concentração de líquidos, como frutas e vegetais.
Feito de água e terra, é caracterizado por umidade, peso e frio. Pessoas com predominância desse dosha tendem a serem grandes e pesadas, apresentando tendência a obesidade. É recomendado que evitem alimentos úmidos, frios e pesados – como arroz e massas. Seu desequilíbrio pode acarretar em aumento de secreções e mucos, ganho de peso e problemas respiratórios.
18 Comentários
Nossa!! Impressionante como podemos entender a vida de forma mais simples e sermos felizes!!