O óleo de coco extravirgem é extraído a partir do leite da polpa do coco fresco maduro (Cocos nucifera L.), passando por etapas como trituração, prensagem a frio e filtração, pelas quais se divide a fração oleosa da fração aquosa. A última etapa, a prensagem a frio, garante a preservação do aroma e sabor característicos e compostos funcionais. Esses compostos são antioxidantes e atuam também sobre a manutenção do metabolismo de gorduras e da saúde cardiovascular.

O óleo de coco contém triglicerídeos saturados de cadeia média (TCM), conhecidos como “gorduras boas”, com propriedades bem diferentes da gordura saturada de origem animal. Os TCMs se diferem dos triglicerídeos de cadeia longa (TCL) por pularem etapas na sua metabolização e por isso são mais rapidamente utilizados pelo organismo para produzir energia. Essa rápida conversão em energia faz com que seu consumo gere menos acúmulo de gordura do que o consumo de outros óleos. Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o principal ácido graxo de cadeia média, que tem ações antibacteriana e antiviral, excelentes para a saúde. Além disso, é um óleo estável, ou seja, não perde seus nutrientes se submetido às altas temperaturas, portanto, mais saudável para uso culinário.

óleo de coco
Óleo de coco: ideal para equilibrar Pitta

Na medicina ayurvédica, o óleo de coco é um alimento doce e frio muito utilizado em tratamentos estéticos por contribuir para a hidratação e nutrição da pele, promovendo ação antienvelhecimento e um aspecto suave e radiante da pele. Age esfriando o excesso de calor da pele, boa opção para aliviar o desconforto causado por queimaduras solares, por exemplo. Ainda pode ser utilizado em tratamentos de psoríase seca, dermatites e eczema.

Além desses benefícios conhecidos, o óleo de coco é muito usado para equilibrar principalmente Pitta (associado ao elemento fogo). Alguns relacionados ao desequilíbrio de Pitta são problemas digestivos, raiva, inflamação e pressão arterial elevada. Para prevenir ou se tratar recomenda-se marcar uma consulta com um terapeuta ayurvédico para conhecer seus doshas e receber recomendações para alcançar mais harmonia e saúde.

 

srisri ayurveda