Uma das principais maneiras de ter um estilo de vida saudável é mudando a sua alimentação para produtos naturais. Na loja da Sri Sri Ayurveda, nós temos o Kit Culinária Diária, com produtos essenciais para iniciar uma dieta ayurvédica e conseguir mantê-la em sua rotina. Separamos os principais benefícios de cada um:

 

Manteiga Ghee

Ghee é uma manteiga especial em que o produto é cozido de forma a concentrar a manteiga e remover os resíduos do seu preparo tradicional. É uma combinação praticamente pura apenas de gorduras e sem nenhum resíduo de leite. Entre seus diversos benefícios, a Ghee é excelente para ganhar energia. As gorduras dessa manteiga são uma mistura de ácidos graxos – fontes de gordura boa que são convertidas em energia, em vez de contribuir para o ganho de peso, como as manteigas tradicionais. Ainda relacionado às gorduras boas da Ghee, ela também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim – contribuindo para um coração mais forte e saudável.

 

Mel in Natura:

O mel é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, que são de extrema importância para a saúde. Além do gostinho ótimo, o mel também traz vários benefícios, começando com a prevenção de gripes e resfriados. Principalmente se for combinado com limão, que tem vitamina C, o mel vai fortalecer muito o seu sistema imunológico. Fora isso, ele também é ótimo para combater a má-digestão, com suas enzimas digestivas que ajudam o intestino a se movimentar e previnem a prisão de ventre. É perfeito para adoçar um chá após uma refeição rica em gorduras.

 

Óleo de Coco

Assim como a manteiga Ghee, no óleo de coco estão presentes gorduras que são bem absorvidas pelo corpo e convertidas em energia. Sendo muito versátil, o óleo de coco pode ser usado para muitas coisas na culinária – desde adoçante até para bolos ou para finalizar pratos quentes. Para quem quer emagrecer, o óleo de coco pode ser um grande aliado, pela sensação de saciedade que ele traz. Ele também ajuda na imunidade e na digestão, os dois estando ligados nesse caso. Com uma melhora no intestino ao eliminar bactérias ruins, ele acaba indiretamente contribuindo para uma boa imunidade. Além disso, seu consumo melhora a elasticidade da pele, com seu antioxidantes presentes diminuindo os radicais livres da pele (que causa o envelhecimento precoce).

 

Kitchari Mix

O Kitchari Mix é uma misturinha que já vem pronta para preparar o Kitchari, prato tradicional da medicina ayurveda, equilibrado em todos os 6 sabores. Ele é conhecido principalmente pela sua capacidade de desintoxicar ou limpar o corpo e reduzir o envelhecimento das células. O Kitchari também fornece nutrientes abundantes, além de evitar o desperdício deles pelo corpo. Ele é capaz de dar força e vitalidade para quem o consome, ajudando na digestão e podendo melhorar até as suas noites de sono.

 

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é mais saudável que outros açúcares, por não passar pelo processo de refino como os outros, o que retira muitos nutrientes e também traz substâncias com potencial agressivo à saúde. Ele é muito bom para controlar a glicemia, por seu baixo índice glicêmico. Sendo assim, ele entra de forma mais lenta na corrente sanguínea e evita a rápida liberação de insulina, o que ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue. Para diabéticos, o açúcar de coco pode ser uma ótima opção no lugar do adoçante. Ele também ajuda a diminuir a retenção de líquidos no organismo, por ser rico em potássio, que auxilia na eliminação da água, podendo inclusive diminuir o peso corporal.

Como o açúcar de coco é rico em vitaminas do complexo B, ele auxilia na formação das fibras nervosas e dos neurotransmissores, melhorando a troca entre os neurônios. Desta forma, ele promove uma melhoria na saúde do sistema nervoso e auxilia na manutenção das funções cognitivas de concentração, foco e memória.

 

Com tantos motivos para iniciar uma vida saudável, é difícil não querer mudar logo a alimentação e sentir todos esses benefícios que os produtos trazem! Confira nosso Kit Culinária Diária que com certeza vai facilitar sua vida nesse começo da dieta ayurvédica.