Como a respiração pode te ajudar a viver melhor

Já parou para perceber que tudo que fazemos bem depende da nossa respiração? claro que não podemos parar de respirar, portanto, todos nós respiramos sem parar, mas a lógica do agir em nossa vida está totalmente em nossa respiração! Saiba que um ser humano respira em média 15 vezes por minuto, totalizando cerca de 21.600 vezes em um dia. Já pensou cometer tudo isso de erros em um só dia? Por isso devemos trabalhar nossa respiração.

Quem canta, depende da respiração para cantar bem. Quem corre, depende da respiração para pegar velocidade. Viu só? Sabendo desses detalhes que muitas vezes passam despercebidos, temos que ter consciência de que devemos cuidar melhor da nossa respiração para viver melhor!

Na teoria, respirar consiste em duas etapas: inspirar (quando o ar rico em oxigênio chega nos pulmões) e expirar (quando ar rico em gás carbônico é exposto para fora, esvaziando os pulmões). Apesar dessa ser a forma da respiração, nem todas as pessoas respiram igual. Vamos fazer um exercício para entender melhor:

Como a respiração pode te ajudar a viver melhor - Exercício
Como a respiração pode te ajudar a viver melhor – Exercício
  • Feche os olhos e preste atenção em sua respiração.
  • Tente observar os movimentos do seu corpo, principalmente na região do tórax, costas e do abdômen.
  • Não faça mais nada, apenas observe.
  • Sua respiração é curta e superficial? É longa e profunda?
  • Qual parte do corpo se expande na inspiração e qual se contrai na expiração? O abdômen? As costelas? A região próxima dos ombros?

É com esse exercício que você consegue entender e conhecer sua respiração normal, isto é, como se você estivesse dormindo. Sabemos que a respiração muda conforme a atividade, ela não é sempre a mesma coisa. Ela muda quando estamos felizes, tristes, agitados ou calmos, às vezes respiramos mais rápido, às vezes mais devagar, por isso ela deve ser controlada.

Assim como fazemos e nos preocupamos com diversas partes do corpo, podemos trabalhar a respiração adequada para termos uma qualidade de vida melhor. Com isso, nosso corpo e principalmente nossa mente recebem benefícios, isso porque os movimentos da nossa mente estão fortemente relacionados aos movimentos da nossa respiração.

Quer ver uma coisa? Expire e em seguida faça uma respiração profunda, somente pelo nariz, procurando sugar o máximo de ar, como se você estivesse sentido seu aroma preferido. O que aconteceu com seu abdômen? Encolheu? Isso significa que sua respiração não foi profunda, foi “rasa”, pois ao encolher a barriga seu pulmão não consegue expandir completamente.

Como a respiração pode te ajudar a viver melhor - Yoga
Como a respiração pode te ajudar a viver melhor – Yoga

Essas consciências sobre nossa respiração são conquistadas através de exercícios e técnicas, com base em diferente abordagens e objetivos. O Yoga, por exemplo, é um exercício que leva a respiração como base, pois é uma das formas mais simples e diretas de trabalhar o prana ou energia vital.

Viu como é muito importante conhecermos melhor a respiração? Devemos tirar o melhor proveito deste processo fundamental para nossa existência, entendendo seus efeitos no nosso corpo, nossas emoções e nossa mente.

Aprenda a respirar! Respirando melhor, vivemos melhor, com mais saúde, vigor e disposição.