Dia 21 de junho é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Yoga. A filosofia Ayurveda preza pelo cuidado do corpo e da mente e está intimamente ligada à prática da yoga. Os dois, juntos, levam ao bem-estar e a uma melhor qualidade de vida por meio da harmonia física e mental. Saiba aqui sobre como a yoga pode trazer inúmeros benefícios para você!

A prática de yoga possui uma grande importância para a ciência Ayurveda, que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esse equilíbrio envolve, também, cuidados com o corpo. Para isso, a yoga auxilia quem procura pacificar a mente e conectar-se com o seu eu interior, além de melhorar a saúde em diversos aspectos.

Yoga & Ayurveda: benefícios para o corpo e a mente
Yoga & Ayurveda: benefícios para o corpo e a mente

Yoga significa união e integração. Trata-se de uma prática integral que une corpo, emoções, pensamentos e energias com o universo, promovendo o equilíbrio completo do ser. O exercício engloba alongamento, respiração e meditação, com isso, relaxa a mente e fortalece o corpo.

As posturas (chamadas de asanas) praticadas durante uma aula ajudam a eliminar o estresse e a depressão e a promover o controle da diabetes, alívio de dores musculares e até mesmo dos distúrbios gástricos. Alguns asanas atuam diretamente na flexibilidade e lubrificação de juntas, ligamentos e tendões.

Já os exercícios respiratórios, ou pranayamas, auxiliam na ampliação da capacidade pulmonar. É como se, por meio dos pranayamas, você aprendesse a usar o seu pulmão do jeito certo. São extremamente benéficos para quem possui hipertensão, asma e bronquite. Também favorecem redução de ansiedade, estresse e insônia pelo relaxamento que os exercícios respiratórios proporcionam.

Qualquer um pode praticar yoga – inclusive é recomendada para diversas faixas etárias – desde que seja sob orientação de um instrutor especializado. Veja com um médico se você possui alguma restrição corporal e, caso haja, peça auxílio de um profissional para instruí-lo corretamente.

O resultado é uma vida mais equilibrada, com tranquilidade, paciência e autoconfiança. Que tal começar a praticar ainda hoje? Procure uma escola de yoga próxima da sua casa e faça uma aula experimental. Nada como sentir no corpo os benefícios dessa técnica oriental milenar que está conquistando o mundo.