O Garshana é uma massagem detox com esfoliação Ayurvédica, que promove a limpeza e a ativação energética, utilizando sal grosso, óleos vegetais e ervas. Esta  massagem refresca e estimula a pele e o sistema linfático, aumentando a circulação sanguínea e a liberação de toxinas acumuladas. É um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto), propício para a perda de peso e eliminação da celulite. Esta massagem é muito indicada para pessoas kapha ( água e terra), mas pode ser feita por qualquer dosha.

Garshana - massagem
Garshana – massagem detox

O ideal é buscar um terapeuta Ayurveda para realizar regularmente o procedimento, mas é possível obter bons resultados em casa com a automassagem.

Para realizar um Garshana, você precisará de luvas de seda natural, lã ou uma escova, sal grosso, óleos vegetais e ervas. As luvas de seda normalmente usam-se para vata e pitta e as de lã para kapha. A massagem demora aproximadamente 15 minutos. O melhor horário para realizar a massagem é pela manhã, antes de tomar banho, para que você possa enxaguar as impurezas soltas pela massagem.

Massagem detox - luvas
Massagem detox – luvas

Como fazer:

Os ingredientes são:  Ervas (Tomilho, alecrim, manjericão, hortelã);  cânfora (1-2 bloquinhos), sal grosso ou himalaya fino e um pouco de óleo de gergelim para misturar. Misture tudo em um liquidificador até obter uma pastinha e aplique em você mesmo antes do banho.

Tradicionalmente, o terapeuta Ayurveda usa luvas de seda ou linho cru, mas também pode-se usar escovas de materiais naturais (não sintéticas) com uma alça longa para que você possa alcançar todas as áreas do corpo.

Massagem detox - escova
Massagem detox – escova

Como fazer:

Garshana significa esfregar. A massagem consiste em fazer movimentos de fricção, de baixo para cima, sempre direcionados para o coração, para ajudar a estimular o fluxo linfático. As áreas principais são os pés, o estômago e os braços. Concluo o processo em uma região antes de passar para a próxima.

Comece pelos pés, esfregando dos dedos dos pés até o calcanhar, repita este movimento de 5 a 10 vezes.  Depois, vá até os tornozelos, os joelhos e dos joelhos até os quadris, esfregue-o para frente e para trás com um movimento semelhante a fricção. Repita o procedimento no pé e perna.

Depois, esfregue em torno do seu abdômen no sentido horário, tome cuidado para ser um pouco mais suave em torno das áreas mais sensíveis do seu corpo (ou seja, área do tórax e barriga). Depois massageie o abdômen usando as duas mãos, esfregando de forma paralela, movendo-as em direções opostas.

A última região, é a dos braços. Comece com as mãos e depois suba do pulso até o  cotovelo e após do ombro até o pescoço. Certifique-se de esfregar os espaços entre os dedos. Repita a sequência no outro braço.

Massagem detox - braços
Massagem detox – braços

Precauções:

  1. Não aplique no rosto, áreas sensíveis ou na pele machucada ou inflamada.
  2. Após a escovação a seco, tome um banho quente para que ele promova a transpiração.
  3. Enxaguar com água fria no fim para fechar os poros, isso pode aumentar seu sistema imunológico.
  4. Remova o excesso de água, deixando um pouco de umidade na pele e aplique um óleo de sua escolha.
  5. O garshana deve ser evitado por pessoas que estão fazendo tratamento homeopático ou terapia floral pois a cânfora corta o efeito destas terapias.