Os óleos essenciais são substâncias extremamente aromáticas extraídas de plantas através da casca dos frutos, flores, folhas, raízes e madeira. A aromaterapia é a arte de utilizar esses óleos essenciais para proporcionar bem estar físico, mental e emocional.

A ayurveda recomenda incluir a aromaterapia nas rotinas diárias, seja através da aplicação de óleos aromáticos na pele, inalação com difusores, queima de velas naturais e incensos ou mesmo mantendo arranjos de flores, plantas e árvores aromáticas em sua casa ou local de trabalho.

Aromas cítricos, como o de laranja, tangerina ou grapefruit, podem contribuir no dia-a-dia, pois estimulam a alegria, o prazer, a descontração e o desprendimento. Também auxiliam no controle da ansiedade e no combate dos sintomas depressivos.

Os óleos cítricos e herbais usados no quarto pela manhã ajudam a despertar. Para depois do almoço e durante o trabalho, alecrim e hortelã evitam a letargia no escritório.

Veja algumas dicas de como você pode utilizar a aromaterapia em casa para alegrar o ambiente, com essas receitinhas super rápidas:

Laranja, cravo e canela

Coloque rodelas de laranja com casca, 4 paus de canela e uma mão de cravinhos num recipiente. Em seguida encha com água fervendo e borrife pela casa. O perfume dura algumas horas. Depois, você pode substituir a água e reutilizar os ingredientes mais umas 2 ou 3 vezes.

Benefícios: estimula e renova as energias.  O aroma da laranja misturado com cravo e canela também é bactericida, fungicida e anti-mofo.

Limão, alecrim e louro

Misture rodelas de limão com a casca, um galho de alecrim e algumas folhas de louro, complete com água quente e borrife pela casa.

Benefícios: o limão melhora o humor, dá leveza e vivacidade. O alecrim ajuda na concentração, estimula a memória, revigora, combate a letargia mental e o cansaço físico, sendo ótimo para usar no escritório ou sala de estudos. O louro tem propriedades calmantes.