Os doshas, interpretados como humores biológicos na Ayurveda, são as constituições básicas de cada indivíduo. Eles são responsáveis pela expressão de características anatômicas, fisiológicas e comportamentais. Todos os indivíduos possuem os três doshas no corpo: Vata é composto pelos elementos éter (ou espaço) e ar, Pitta pelos elementos fogo e água, e Kapha por água e terra. Em geral, um deles está em maior proporção e define as particularidades mais marcantes em cada indivíduo. Grande aliada da saúde física e mental, a aromaterapia ajuda a equilibrar os doshas, podendo obter ótimos resultados na sua saúde se conciliada com outras técnicas.

É pelo equilíbrio dos doshas que mantemos a sensação de bem-estar, saúde e vitalidade. Para sua pacificação, são utilizadas muitas técnicas da Ayurveda, sendo a Aromaterapia uma delas. Os aromas causam diferentes reações nos indivíduos como, por exemplo, apetite, salivação, enjoo, relaxamento, irritação ou conforto. Por isso, na Ayurveda, eles são utilizados de diversas formas terapêuticas, no tratamento de enfermidades e de forma preventiva.

Esses estímulos interagem diretamente com as características específicas de cada dosha, por isso, proporcionam reações tanto para o equilíbrio quanto para o desequilíbrio. De um modo geral, aromas doces e frios são indicados para Pitta; aromas ácidos, quentes e doces para Vata e aromas amadeirados, quentes e condimentados para Kapha.

aromaterapia ajuda a equilibrar os doshas
Aromaterapia ajuda a equilibrar os doshas?

No tratamento da aromaterapia são utilizadas essências específicas para cada tipo de dosha. As essências são obtidas através de extratos de plantas e  cada parte dessas plantas usadas na produção  tem uma ligação imediata com  determinado dosha. Ou seja, pessoas Pitta, que têm forte relação com os elementos fogo e água, correspondem ao tronco e as flores da planta. Já indivíduos Vata, que têm a presença dos elementos éter e ar, estão relacionados aos frutos e folhas; e Kapha, dosha ligado à terra e água, correspondem ao tronco e raízes.

As essências aromáticas podem ser usadas em óleos e cremes para o corpo e rosto, usando-os em massagem, banhos, compressas ou na aromatização de ambiente. Mas é muito importante ter a orientação de um terapeuta ayurvédico para evitar exageros e utilizar os produtos certos para reequilibrar o seu dosha. Pesquise sempre a procedência dos produtos ao comprar e dê preferência aos de melhor qualidade.

srisri ayurveda