Kitchari de Quinoa

O Kitchari é um alimento típico da culinária indiana, sendo leve, de fácil digestão que é consumido pelos indianos geralmente com o acompanhamento de coalhada. É constantemente indicado pela Ayurveda, por suas principais características de digestão, leveza, mas que também distribui muita força e vitalidade para quem consome.  Lembrando que é um ótimo prato para desintoxicação do organismo, também usado em dietas de Panchakarma.

Nessa receita que fizemos, acrescentamos o Quinoa, que é um tipo de grão completo, recheado de nutrientes e para melhorar, não contém glúten. Por todas essas qualidades, ele é normalmente indicado para pessoas que procuram perder peso, ou que são anêmicas e também para quem segue dieta vegana e vegetariana.

A receita de Kitchari de Quinoa é rápida, prática e deliciosa! Se encaixa como uma variação do típico prato indiano Kitchari. Não deixe de experimentar!

Kitchari de quinoa

Kitchari de Quinoa
Kitchari de Quinoa

Ingredientes

3 colheres (sopa) de Ghee Sri Sri Tattva

3 colheres (sopa) de sementes de mostarda

2 cebolas-roxas fatiadas

4 dentes de alho picados ou amassados

2 pimentões-verdes tailandeses ou 1 colher (chá) de flocos de pimenta-vermelha opcional

6 xícaras (chá) de quinoa

2 xícaras (chá) de lentilha

1 colher (chá) de Kitchari Mix Sri Sri Tattva

1 colher (chá) de Gersal Sri Sri Tattva

Suco de 1 limão

1 xícara (chá) de legumes para kapha, como espinafre, cogumelos ou berinjela opcional 

Modo de preparo: em uma panela a fogo médio, aqueça o Ghee e adicione o KitchariMix e as sementes de mostarda. Cozinhe por 1 a 2 minutos ou até que as sementes de mostarda estourem. Adicione as cebolas, o alho e a pimenta. Mexa para combinar com as especiarias e cozinhe por 8 a 10 minutos. Adicione o caldo de legumes e leve para ferver. Adicione a quinoa e diminua o fogo. Adicione as lentilhas, vegetais e gersal. Cozinhe por 15 minutos. Decore com um toque de limão e sirva.