Muitas pessoas têm vontade de adotar hábitos mais saudáveis em busca de uma maior qualidade de vida, porém acabam deixando a correria do dia- a- dia tornar-se um obstáculo aparentemente insuperável. A noção de que uma vida mais saudável é sinônimo de privações e sofrimento também atrasa os primeiros passos, mas isso não tem relação com os conceitos que a Ayurveda promove afinal o objetivo é alcançar o pleno estado de saúde física, mental e espiritual através do equilibramento dos doshas.

Começar é sempre o mais difícil, e muitas vezes não temos orientação de como fazer,por isso, preparamos 5 dicas para começar uma vida mais saudável, divididas entre os em três principais aspectos do cotidiano  para te incentivar a começar a cuidar da sua saúde com o pé direito.

Alimentação saudável

1 – Respeite seu corpo

Coma quando sentir fome, mas escolha sempre alimentos saudáveis, de preferência orgânicos como frutas, legumes e verduras. Para garantir uma boa digestão, respeite o “relógio” do seu sistema digestivo: quando sentimos fome, é um sinal de que o organismo está preparado para digerir o que for comido.

começar uma vida mais saudável
Dicas para começar uma vida mais saudável

2 – Jante mais cedo

Procure consumir seu jantar no máximo até 20h:, isso garante que sua qualidade de sono e digestão aumentem. De acordo com a Sociedade Europeia de Cardiologia, ingerir alimentos pesados após esse horário pode aumentar o risco de ataques cardíacos, refluxo e problemas digestivos, além de causar problemas para dormir.

3 – Evite ingerir líquidos junto com a comida

Embora seja um hábito cultural brasileiro, beber junto com a refeição é prejudicial para a saúde, pois os líquidos diluem o suco gástrico, dificultando o processo digestivo e sobrecarregando o organismo.

Sono de qualidade

4 – Padrão de horários

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% da população mundial sofre com problemas de sono. Especialistas do sono recomendam que estabeleça-se um padrão de horários para o sono. O ideal são 8 horas de descanso diários, esta quantidade de tempo é ideal para garantir que seu organismo tenha o repouso necessário para funcionar corretamente.

5 – Desligue o celular (ou TV, tablet, computador…)

A luz azul emitida pelos aparelhos digitais inibe a liberação de melatonina, deixando o cérebro em plena atividade, causando dificuldades para dormir e insônia, além de ser altamente prejudicial para os olhos. Evite utilizar tais aparelhos com intervalo de ao menos 1 hora antes de dormir. O sono inquieto desgasta muito a energia vital, fazendo que seus doshas entrem em desequilíbrio manifestado pela fadiga, falta de concentração e dores de cabeça.

vida mais saudável vida mais saudável
Dicas para começar uma vida mais saudável

Equilíbrio entre Mente e Corpo para uma vida mais saudável

6 – Respeite e valorize os momentos de repouso

O repouso e o lazer são indispensáveis na hora de começar uma vida saudável., pois uUma mente doente e cansada resulta em um corpo que sofre com estas consequências. Mantenha em sua rotina, mesmo que por um curto período de tempo, alguma atividade que auxilie a desestressar e relaxar. Leitura, exercícios físicos, assistir a um filme, conversar com alguém que você gosta… As opções são infinitas, o importante é lembrar que todos precisamos de pequenas doses de felicidade para estarmos em equilíbrio.

7 – Pratique yoga e meditação 

Ambas práticas possuem diversos benefícios para o corpo e para a mente, sobretudo quando combinadas a uma alimentação saudável e equilibrada.Capaz de proporcionar uma sensação de descanso maior que a do próprio sono, a meditação ajuda na concentração e pode reduzir a ansiedade e sintomas de depressão. Já a yoga ajuda a ganhar maior resistência física e regular a respiração.

srisri ayurveda