Na compreensão da Ayurveda a emoção é o primeiro fator de desequilíbrio do sistema, no qual podem chegar a se agravar tanto até desequilibrarem o corpo físico. Por isso, prevenir é o principal objetivo desta medicina. Quando os desequilíbrios se encontram em estágios inicias, medidas simples podem ser tomadas para voltar ao estágio natural de equilíbrio, já quando os desequilíbrios atingem estágios avançados atingindo canais, tecidos ou órgãos prejudicam o funcionamento deles e de outro sistemas, é mais difícil reverter o quadro. Confira quais são os 6 estágios do desequilíbrio de acordo com a Ayurveda:

estágios do desequilíbrio
Estágios do desequilíbrio

1- Acúmulo: Ocorre o acúmulo dos doshas, Vata, Pitta e Kapha que quando desestabilizados desequilibram o funcionamento do corpo. Para sua prevenção é necessário seguir uma dieta especifica para cada constituição, evitar sentimentos excessivos, como medo, tensão, angustia e sono inadequado.       

2- Agravamento: neste estágio a pessoa começa a sentir  sintomas  de desequilíbrio do seu dosha predominante. Ainda é o momento de corrigir os desequilíbrios, porém quando negligenciados  e tratados apenas com soluções paliativas, o distúrbio evolui para o transbordamento.

3- Transbordamento: Caracterizada quando o dosha acumulado começa a se espalhar e circular pelo corpo, geralmente é a fase  em que as pessoas procuram o médico, é quando há dores passageiras, que vão e voltam, além de fadiga e tristeza. O desenvolvimento da doença começa aqui, porém nem sempre a causa já é tratada e sim os sintomas. 

estágios do desequilíbrio
Estágios do desequilíbrio

4- Dispersão: Aqui a doença se manifesta fora do seu local principal, interrompendo a função de um tecido ou de um órgão. Há vários fatores que determinam onde esse dosha vai se instalar, pois cada pessoa traz em sua natureza locais mais sensíveis a doença. Comumente nessa fase exames clínicos são realizados a fim de diagnosticar o problema.

5- Consolidação: Nessa fase ocorre a manifestação da doença. O funcionamento dos tecidos é interrompido pelos doshas desequilibrados. Por exemplo, se Kapha está aumentado pode haver acumulo de secreção, que se concentra na cabeça, no pescoço e na garganta. 

6- Diversificação: A doença se torna crônica provocando mudanças patológicas nos tecidos e órgãos se espalhando por todos os sistemas. Neste estágio medidas intensas de tratamento são tomadas para que as funções normais do organismo retorne ao funcionamento normal. Por exemplo, uma sinusite que ia e voltava se tornava crônica, inflamações de garganta são recorrentes e dai por diante.

Quanto mais consciente em relação a mente, corpo e emoções mais alerta se consegue estar as reações e mudanças que ocorrem no organismo. Desta forma é possível se cuidar melhor, buscar qualidade de vida e reduzir riscos de doenças.