A qualidade de vida é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. O conceito abrange diversos fatores, sendo definido pela Organização Mundial da Saúde como “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.” Tal definição inclui aspectos como saúde física e mental, relações sociais e crenças pessoais no entendimento de que para viver uma vida plena, feliz e saudável, os indivíduos necessitam alcançar um nível mínimo de satisfação em relação a tais aspectos.

Qualidade de vida - saude fisica e mental
Qualidade de vida – saúde física e mental


Relação da qualidade de vida com saúde física e mental
A grande maioria dos especialistas sequer dissocia os conceitos de saúde (física e mental) e qualidade de vida, pois de acordo com o entendimento destes, o segundo depende do primeiro. Apesar de não ser um fator isolado, o adoecimento do corpo e da mente impactam diretamente na qualidade de vida de todas as pessoas, independentemente dos outros fatores que definem este conceito — porém o impacto contrário das boas condições de funcionamento do corpo e da mente garantem melhora inegável da qualidade de vida de qualquer pessoa.

Existem alguns métodos para melhorar a saúde física e mental que são recomendadas pela comunidade científica após a realização de diversos estudos e pesquisas. Provavelmente você já deve ter escutado sobre a grande maioria deles, mas não associou a grande diferença positiva que essas práticas para melhorar a saúde podem trazer para o seu dia-a-dia.
Para melhorar sua saúde física, recomenda-se:

Prática de exercícios físicos

Engane-se quem pensa que exercícios físicos limitam-se a horas em um ambiente fechado utilizando aparelhos de musculação. Opções ao ar livre como caminhadas, bicicleta e yoga são ótimas indicações para quem não se acerta com a academia.

Qualidade de vida - Alimentaçao saudavel
Qualidade de vida – Alimentação saudável

Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada que atenda, sem excessos, as necessidades de fibras, vitaminas, aminoácidos, carboidratos, proteínas e demais nutrientes exigidos para um bom funcionamento do organismo está diretamente relacionada com o aumento da disposição, bom funcionamento do sistema digestório, melhorias na qualidade do sono e perda do excesso de peso. Além disso, a alimentação saudável ajuda a evitar doenças e problemas de saúde como obesidade, problemas cardíacos, diabetes, anemia, entre muitas outras.

Embora a saúde mental seja um tema considerado “novo” para grande parte da população, a ciência já vem desenvolvendo levantamentos acerca do seu impacto na qualidade de vida e saúde do corpo. Algumas práticas simples podem evitar doenças sérias como depressão e ansiedade, que cada vez mais prejudicam a qualidade de vida de um maior número de pessoas ao redor do mundo.

Valorize a qualidade do sono

Dedique tempo para o descanso, priorizando 8 horas de sono diárias.

Meditação

Praticar a meditação reduz o estresse, auxiliando na realização de tarefas diárias com maior foco e atenção — além de reduzir problemas cardiovasculares como hipertensão.