Kapha é um dos três doshas da medicina ayurvédica – traduzido como “tipo biológico” ou constituição física. É caracterizado por sua estabilidade e organização, possui sede e apetite constante, geralmente, apresenta digestão e metabolismo mais lentos, o que favorece o acúmulo de secreções, edemas e toxinas (ama). Sabendo disso, vamos te mostrar como equilibrar o Kapha, atente-se:
Alimentar-se no período da noite desestabiliza Kapha e faz aumentar o ganho de peso e a estagnação de tecidos em seu sistema, porém, quando esse dosha está predominante, não costuma sentir fome no café da manhã e pode pular essa refeição, tomando apenas um bom chá ou um café, pois só por volta de 10 horas da manhã a fome começa a chegar.
Para manter o equilíbrio de Kapha, é indicada uma rotina de atividades rigorosas, como deitar e acordar cedo, restringir ao máximo a oito horas diárias de sono, fazer atividades físicas, de preferência de manhã, como corrida, escalada e prática de ioga mais rigorosa, já, na alimentação, deve-se priorizar sabores amargos, adstringentes e picantes, preferir substâncias mornas, secas, leves, assadas e grelhadas, ainda, beber preferencialmente líquidos mornos e evitar o consumo de açúcar.
Separamos para você alguns alimentos que também auxiliam no equilíbrio do Kapha. Confira:
Grãos: Todos os grãos são excelentes, principalmente, centeio, cevada, triguilho e trigo-sarraceno
Vegetais: Folhas e vegetais picantes e amargos são ótimos para equilibrar Kapha, particularmente, repolho, alho, aipo, alface, alho-poró, cebola, berinjela, couve e bertalha.
Frutas: As mais recomendadas são as frutas secas, como tâmara, damasco, ameixa seca e uva-passa.
Leguminosas: Todas as leguminosas são indicadas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, mas devem ser preparadas com pouco caldo.
Ervas e especiarias: Não há restrição a esse grupo, pois são ótimas.
3 Comentários