Os óleos são fontes de ácidos graxos essenciais que contribuem para fornecer energia ao organismo e micronutrientes, como as vitaminas E e D. Seu consumo deve ser feito com moderação segundo o seu dosha e deve-se priorizar o consumo dos de origem vegetal, mormente, os de prensagem a frio, primeira prensagem ou extravirgem. As receitas ayurvédicas contam com olhos específicos, por isso separamos 6 óleos utilizados na culinária ayurvédica para você conhecer:

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Óleo de coco
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Óleo de coco

Óleo de coco: Indicado para pessoas do tipo Pitta. O óleo de coco é fonte de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico, seu consumo regular auxilia na proteção do organismo contra fungos e bactérias, além de contribuir para funções intestinais e pode ser usado em altas temperaturas sem perder suas propriedades.

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Azeite de oliva
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Azeite de oliva

Azeite de oliva: Contribui para diminuir Vata e Pitta e aumentar Kapha. Contém ação antisséptica e estimulante, seu sabor é refrescante e levemente adocicado. Indicado para o uso em saladas, sopas e molhos.

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Óleo gergilim
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Óleo gergilim

Óleo de gergelim: Atua no equilíbrio de Vata. Entre suas características estão ser quente e com odor forte. Muito nutritivo e fonte de antioxidantes, protege a pele e deve ser usado somente na forma natural e de primeira prensagem para não perder suas propriedades.

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Óleo de girassol
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Óleo de girassol

Óleo de girassol: Com sabor adocicado, o óleo de girassol é ideal para o consumo de Pitta. Pode ser utilizado em altas temperaturas, desde que seja primeira prensagem.

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Óleo de linhaça
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Óleo de linhaça

Óleo de linhaça: Atua para o equilíbrio de Vata e Kapha e apresenta ômega-3 e nutrientes como lignana, que atua na amenização dos sintomas da tensão pré-menstrual. Pode ser usado em saladas e molhos e não deve ser esquentado para o consumo.

Óleos utilizados na culinária ayurvédica - Óleo de amêndoas
Óleos utilizados na culinária ayurvédica – Óleo de amêndoas

Óleo de amêndoas: Bom para Vata, este óleo tem um aroma doce e agradável, sabor fino e delicado, além de ser altamente nutritivo.  Ideal par preparar saladas e misturas que não sejam aquecidas.