Qual o papel do Agni no equilíbrio da saúde?

Segundo a medicina ayurvédica, Agni é o fogo biológico que governa o organismo, sendo responsável pela boa digestão, absorção e assimilação de nutrientes, pelo equilíbrio da mente, bom funcionamento do sistema imunológico e pelas respostas neurais para o funcionamento orgânico geral. Quando surge a sensação de fogo é o Agni se manifestando, informando que o corpo está preparado para a digestão de alimentos.

O sistema digestivo produz resíduos que não se resumem às excreções básicas, quando Agni funciona corretamente, os nutrientes necessários são absorvidos, enquanto os demais são eliminados em perfeito equilíbrio, podendo ainda ser perceptível após as refeições, pois, quando Agni se encontra em equilíbrio, é possível sentir uma sensação de leveza que atinge tanto o corpo quanto a mente.

Qual o papel do Agni no equilíbrio da saúde - Leveza interna e externa
Qual o papel do Agni no equilíbrio da saúde – Leveza interna e externa

Os resíduos formam toxinas (ama) que se acumulam no trato digestivo e espalham-se para os tecidos por meio do sangue, atingindo todos os órgãos do corpo. Ama tende a acumular-se em locais debilitados do corpo, promovendo digestão lenta, obesidade, hipertensão, diabetes, excesso de muco, tosse, pele viscosa, perda de apetite e letargia.

De forma estratégica é possível melhorar Agni e promover a formação de enzimas necessárias para a melhora da digestão a partir do equilíbrio dos doshas. Um exemplo é a sensação de cansaço ou “peso” após as refeições, indicando que Kapha está em excesso; ou regurgitações e azia após refeição, ou até duas horas depois, podem indicar excesso de Pitta, já distensão abdominal ou gases estão relacionados com desequilíbrio em Vata.

Qual o papel do Agni no equilíbrio da saúde -
Qual o papel do Agni no equilíbrio da saúde –

Além de equilibrar os doshas para manter o equilíbrio de Agni, atente-se a algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida:

– Evitar beber líquidos antes das refeições, pois pode diluir o suco gástrico e prejudicar a digestão.

– Consumir doces após as refeições, pois o sabor doce pode reduzir o processo digestivo dos alimentos salgados.

– Comer alimentos indicados para seu dosha.

– Comer uma variedade de alimentos para ter uma dieta equilibrada.

– Fazer as refeições em locais tranquilos, sentado e longe de celulares ou computadores.

– Fazer as refeições nos horários corretos e quando sentir fome (a fome é um indicativo de que Agni está preparado para a digestão dos alimentos).

– Escute mais o seu corpo e coma em horários adequados.  Alimente-se entre 12:00-14:00 no máximo e jantar entre 18:00-20:00.

Sri Sri Ayurveda é uma marca que tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar do ser humano por meio de seus produtos e compartilhamento da ciência da Ayurveda, confira mais conteúdo de blog como este no nosso site.