Para compreender um pouco mais sobre a filosofia Ayurveda, é importante saber que, segundo ela, o homem faz parte da natureza e está intimamente conectado a ela. Assim, a matéria é definida por meio dos cinco elementos fundamentais: Éter (Espaço), Ar, Fogo, Água e Terra. As características desses 5 elementos, quando combinados, formam os três doshas (ou humores), que são os tipos metabólicos das pessoas. Todos possuem os três doshas presentes no corpo. Normalmente, um deles está em maior proporção e acaba definindo as características mais marcantes nos indivíduos.

Para entender melhor o que são os doshas e como é possível identificá-los, conheça algumas das principais características de cada tipo:

Doshas: você conhece os três tipos?
Doshas: você conhece os três tipos?

Vata (éter e ar): são pessoas falantes, ativas, rápidas, criativas e que gostam de mudanças. Costumam ter uma aparência leve e longilínea (normalmente, são altas e magras), pele seca, metabolismo e fome instáveis e perdem peso facilmente.

Pitta (fogo e água): são ágeis, inteligentes e podem apresentar certa impaciência quando fora de equilíbrio. São ótimos líderes e gostam de desafios. Em geral, sentem muita sede e possuem apetite e digestão acelerada. Costumam ter pele quente, oleosa e macia e boa musculatura.

Kapha (água e terra): são calmas, amorosas e mais apegadas. Preferem ambientes tradicionais e estabilidade. Têm a pele fria, oleosa e suave. São resistentes e tendem à longevidade. Como possuem um metabolismo mais lento, podem apresentar quadros de obesidade.

O desequilíbrio dos doshas pode levar a doenças físicas ou psicológicas. Cada um dos doshas rege algumas funções do organismo; portanto, se em desequilíbrio, pode ocasionar disfunções ou doenças. O objetivo da da medicina ayurvédica é mantê-los nos mesmos níveis de equilíbrio natural do momento da concepção, com isso, conservando um bom estado de saúde.

Com base nas descrições acima de cada dosha, já é possível ter uma ideia de qual mais se aplica a você, no entanto recomendamos procurar um profissional qualificado para identificar seu dosha predominante e os seus eventuais desequilíbrios. Dessa forma, você poderá ser orientado adequadamente sobre quais cuidados tomar para se equilibrar novamente.