Separamos para você uma receita deliciosa da dieta ayurvédica, a qual é composta por um tipo de grão e iogurte natural.

Receita deliciosa da dieta Ayurvédica
Receita deliciosa da dieta Ayurvédica – Arroz

Arroz:

Os grãos são separados por categorias e o grão que vai na receita (arroz) está na primeira categoria, os quais são obtidos de plantas gramíneas e utilizados como alimentos principais em muitos estados:

O arroz é a comida mais usada do mundo, podendo ser utilizado de várias formas, em diversas receitas. Existem as receitas de arroz doce, mais utilizados em sobremesas e receitas com arroz salgado, consumido nas refeições principais, como almoço. É essencial entender que existe o arroz branco e o arroz marrom, o qual é categorizado como uma variedade de arroz que é marrom naturalmente, porém que leva mais tempo para cozinhar, mais difícil para digerir e aumenta Vata. O melhor arroz para a ayurveda chama-se o tipo “Sali” conforme a  literatura ayurvédica, ele é naturalmente branco e aumenta Vata, Kapha muito ligeiramente e ainda diminui Pitta.

Receita deliciosa da dieta Ayurvédica
Receita deliciosa da dieta Ayurvédica – Iogurte

Iogurte:

O iogurte é um tio de alimento laticínio, sendo considerado pela Ayurveda sattwico, ou seja, um néctar para o organismo humano. Esse alimento proporciona sobre os tecidos um efeito tônico e fortalece o sistema imunológico. Além de estimular a digestão e restabelecer a flora intestinal, incrementando a assimilação de diversos nutrientes pelo intestino. É um alimento nutritivo, digestivo, estimulante e adstringente.

Confira a receita deliciosa da dieta Ayurvédica, a qual você poderá fazer para sua família e/ou amigos deixando-os muito satisfeitos:

Arroz de iogurte

Ingredientes:

2 xícaras de arroz cozido;

2 xícaras de iogurte natural;

2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de girassol;

1/2 colher de chá de sementes de cominho;

1/2 colher de chá de sementes de mostarda;

1/2 colher de chá de sementes de coentro;

1/2 colher de chá de canela em pó;

1 pimenta verde fresca;

Amêndoas em lascas para servir.

Preparo: Aqueça a panela com a manteiga (ou óleo de girassol) e coloque todas as sementes para dourar, até que comecem a pular. Adicione o arroz e a pimenta picada (não esqueça de retirar as sementes da pimenta) e doure por alguns minutos. Adicione o iogurte, misture bem e deixe em fogo baixo até ferver. Assim que ferver, desligue o fogo, misture as amêndoas e está pronto para servir.