Receita Kapha: Tortilha de Mandioca com um recheio encantador

Kapha é um dosha que possui a digestão mais lenta, portanto não curte alimentos frios, oleosos e pesados. Também não é muito de doce e ácidos. Por isso, a receita que vamos disponibilizar hoje é voltada ao equilíbrio de Kapha, levando temperos e alimentos adstringentes, picantes e amargos.

A receita Kapha será uma Tortilha de Mandioca com Pasta de Feijão e Legumes Salteados! Uma refeição completa para ser consumida como principal no dia.

Receita Kapha - Tortilha de Mandioca
Receita Kapha – Tortilha de Mandioca

RECEITA KAPHA

Primeiramente deve ser feito a Massala para kapha que vai:
Gengibre em pó, pimenta caiena, cravo, açafrão da terra, canela e cominho

Para fazer a tortilha de mandioca, vamos precisar de um Gel de Linhaça, o qual é feito da seguinte forma: você vai precisar de 1 xícara de água e 2 colheres de linhaça dourada. Os dois ingredientes devem ser colocados em um recipiente no fogão para ferver. Depois que estiver fervido, é preciso coar e estará pronto (lembrando que esse gel é muito utilizado na substituição do ovo). Basta reservar e seguir a receita, ele será utilizado no momento certo:

Agoras vamos para os ingredientes da Tortilha:

2 xícaras de farinha de mandioca
1/2 xícara de tapioca
1 xícara de gel de linhaça
1 colher de óleo de coco
Sal e massala para kapha

Também pode ser colocado a linhaça que foi usada para fazer o gel, assim, o alimento não é perdido, além de enriquecer a receita!

Misture todos os ingredientes e amasse bem para formar uma massa.

O feijão é feito da forma comum, porém para essa receita ele deve ser pressionado com o garfo para formar uma pasta.

Para os legumes salteados, é preciso cortar pimentão verde e cenoura em tiras bem finas, colocar no fogo com 1 colher de chá de óleo de côco e a massala para kapha. Deixe amolecer enquanto esquenta no fogo e pronto!

Em seguida, deve pegar uma bolinha da massa e passar para uma frigideira sem óleo, com o objetivo de tostar levemente dos dois lados. Depois é só colocar em um pratinho, acrescentar o feijão e os legumes em cima.

Sua receita está pronta e muito gostosa. Faça e nos conte o que achou!!