A Ayurveda apresenta práticas milenares da medicina indiana para uma vida com mais saúde e bem-estar. Afinal, tem como foco a busca pelo equilíbrio entre corpo, alma e espírito. Entre os procedimentos ayurvédicos está a Panchakarma – um processo que ajuda a desintoxicar e a purgar o corpo das toxinas e a alinhar os doshas agravados.

Esse procedimento visa restabelecer o funcionamento normal dos doshas, do organismo e da mente e  do agni, e, para tanto, utiliza de recursos nutricionais e terapêuticos adequados.

Antes de iniciar e prosseguir é necessário que ocorra uma análise detalhada e um exame do indivíduo, sempre com o acompanhamento e o auxílio de um médico ayurvédico.

As três fases do Panchakarma:

1- Purvakarma – envolve a oleação e sudorese. Nesta fase, é feita uma preparação dietética e fitoterápica com uso de ervas e a dieta adequada. Além do consumo da manteiga ghee e outros óleos recomendados. Por fim, a sudação  consiste em uma terapia que dura dois dias e utiliza-se do vapor para o calor externo, depois de receber massagem com óleos.

2- A aplicação do Panchakarma

Cinco técnicas que constituem esta fase: êmese, purgação, enema, aplicações intranasais de ervas e óleos e a purificação do sangue. Sempre com acompanhamento de médico ayurvédico, envolve a  eliminação dos doshas agravados existentes nos canais ou nos tecidos.

3- Paschatakarma:

Trata-se da última fase e envolve o retorno progressivo do organismo após a Panchakarma. A purificação intensa requer cuidados para a introdução alimentar novamente, que inclui cardápio leve com o arroz e consiste em 6 fases da alimentação: água do arroz, sopa fina de arroz, sopa grossa de arroz, arroz cozido, sopa leve e mistura de arroz com outros grãos.

Aos poucos, a rotina é retomada e o indivíduo poderá continuar normalmente mantendo os cuidados necessários. Busque sempre um profissional para indicar as melhores opções.