Neste post vamos te mostrar uma receita Pitta muito especial. Levando em conta que Pitta é um dosha com predominância do elemento fogo, sendo o mais quente e intenso dos doshas, a receita escolhida será refrescante, para trazer esse elemento leve e fresco que ele precisa. Sabendo disso, as especiarias utilizadas na Massala para Pitta, serão calmantes e que tenham a sensação de refrescância no corpo. É uma refeição que pode ser consumida como prato principal do dia!

Lembrando que para Pitta, deve ser evitado alimentos que aumentem o elemento fogo, como: sabores ácidos, salgados e picantes.

Vamos a receita Pitta: Ceviche de coco verde

Receita pitta - Ceviche de coco
Receita pitta – Ceviche de coco verde



INGREDIENTES DA RECEITA PITTA

Massala para pitta:
gengibre em pó
páprica doce
cardamomo
semente de coentro
açafrão da terra

Ceviche de Coco:
2 cocos verdes
1/2 abacate
1 cebola roxa
2 limões
1 maço de salsinha ou coentro
Sal e massala para pitta

PREPARO DA RECEITA PITTA

Inicialmente deverá ser feita a Massala para deixar preparada e aplicar no final. Sendo assim, você vai pegar os ingredientes mais “durinhos” para moer, são eles: cardamomo e semente de coentro. Depois que estiverem moídos, você vai misturar o açafrão da terra, gengibre em pó e páprica doce juntos. Quando a Massala pra pitta estiver bem homogênea, significa que está finalizada.

OBS: A páprica doce é um ingrediente que irá trazer um pouco mais do gosto doce, ideal para pitta, mas é um ingrediente opcional dentro dessa massala.

Agora será iniciado o Ceviche de coco. Você vai começar removendo a polpa do coco verde, cortando em cubinhos e separando os pedacinhos em um recipiente. A cebola deverá ser cortada em rodelas bem finas, os limões cortados ao meio, a salsinha ou coentro também deverá ser picada de forma miúda e por fim, o abacate cortado em cubinhos. Todos esses ingredientes, na ordem citada, serão colocados no mesmo recipiente que foi colocado o coco no início. Sobre o limão, vamos utilizar somente seu líquido, então deverá ser espremido junto aos outros ingredientes.

Agora é o momento de colocar a massala feita por cima, sal a gosto e mexer bem para misturar tudo. Depois que estiver tudo bem mexido, é só servir em um pratinho e estará pronto para consumo! Hora de deliciar-se!