As transições das estações são datas importantes na Ayurveda, principalmente para a saúde e o bem-estar. As mudanças podem ser percebidas no dia a dia, visto que os doshas são afetados pelas alterações climáticas. Foi pensando em todo esse contexto que separamos algumas dicas para sua Dinacharya no outono, olha só:

Alimentação e a rotina

Viver em harmonia em qualquer estação do ano está inteiramente ligado à alimentação, por isso é tão importante mantê-la adequada para cada tipo de dosha. O clima está mais ameno, com mais ventos intensos e secos, característicos do outono, que tem total relação com pessoas Vata. Existem diversos produtos que podem ajudar a equilibrar as refeições, como o Ghee e Óleo de Coco, que podem substituir os óleos comumente usados na cozinha; os Masalas, e o Kitchari, que, além de temperarem os pratos, conferem benefícios próprios.

Hora do chai

Ligado à alimentação, é hora de preparar o organismo para o inverno, a estação mais fria do ano. É muito indicado por médicos e/ou terapeutas ayurvédicos o consumo de chá e chai, como. Eles são formulados com especiarias que ajudam a eliminar a ama (toxinas do corpo), aquecem o corpo e contribuem para o bom funcionamento.

Dinacharya no outono: o chai é uma ótima pedida para os dias mais frios

 A primeira atividade do dia: higiene bucal

Na Ayurveda, é fundamental ter  alguns cuidados antes de qualquer atividade do dia. Para um sorriso bonito e saudável é indicado o uso de um raspador de língua, ao acordar, para eliminar as bactérias. É recomendável que o raspador seja de cobre ou de aço inoxidável por ser mais higiênico. Também é recomendado o uso de  pastas de dente sem aditivos químicos, como a Sudanta, que não contém  flúor e tem em sua composição especiarias, como cravo e pimenta-do-reino, que são ótimas para tratamentos dentários.

Dinacharya no outono
Dinacharya no outono

Pele hidratada e saudável

A pele é um dos órgãos que estão mais expostos às mudanças climáticas e que sofrem com elas. Para mantê-la hidratada e saudável, utilize cremes e óleos específicos para o rosto e corpo, como a Manteiga Corporal com Karité. Ainda é possível hidratar e eliminar as toxinas dos olhos com Ghee, adicionando uma gota morna nos cantinhos interiores.

Os benefícios da Abhyanga

É um dos tratamentos mais utilizados na Ayurveda. Realizado por 1 ou 2 terapeutas ayurvédicos, a Abhyanga promove diversos benefícios para ativar os marmas (pontos de energia), aliviar as tensões e hidratar a pele. Nesta técnica, é utilizado um óleo aquecido no corpo todo, escolhido de acordo com seu dosha.