Na Ayurveda, a importância do sono se dá em sua função reparadora, por ser o processo que propicia o rejuvenescimento, a e a revitalidade do sistema, um tempo destinado para que o corpo e a mente reconstituam-se. Para um sono com melhor qualidade, recomenda-se jantar cedo, escolher meditar em um local tranquilo, silencioso e escuro e evitar atividades estimulantes antes de dormir, como assistir à televisão e utilizar o computador ou celular.

importância do sono
A importância do sono reparador para a saúde

Uma boa noite de sono ainda pode prevenir diversas enfermidades por regular os hormônios, evitando distúrbios metabólicos como ganho de peso, dores de cabeça e estresse. De acordo com as orientações terapêuticas da Ayurveda, cada dosha deve buscar seu equilíbrio no período do sono. Confira:

Vata

Pessoas com predominância em Vata devem buscar a regularidade, sendo indicado dormir cerca de oito horas por dia, acordar ao amanhecer e ir dormir relativamente cedo. Dormir ou tirar cochilos durante o dia é permitido, mas apenas quando necessário. Vata é agravado quando a pessoa fica acordada até muito tarde da noite, podendo resultar em uma série de dificuldades físicas e mentais que são facilmente evitáveis.

Pitta

Em Pitta, o sono é geralmente profundo e regular. Uma necessidade moderada de cerca de seis a oito horas é habitual. Caso Pitta se intensifique, o sono pode ficar agravado com um despertar típico por volta de uma a duas horas da manhã.

Kapha

Já pessoas com predominância em Kapha são as que precisam da menor quantidade de sono diário: cerca de seis horas podem ser o suficiente. Dormir durante o dia é considerado muito prejudicial, pois intensifica fortemente esse dosha. Permanecer acordado até relativamente tarde, mas ir dormir antes da meia-noite é aceitável. Como o sono tem íntima ligação com a qualidade e a quantidade do dosha Kapha, as pessoas com esse tipo constitucional estão especialmente propensas a dormir demais. As consequências negativas desse fato são numerosas e resultam em letargia, indolência e passividade generalizadas, tanto física quanto psicologicamente.

Durante a noite também é indicado cuidar da pele. O Creme Facial Noturno Sri Sri Ayurveda (Rejuvenating Night Cream) é um hidratante para todos os tipos de pele, desenvolvido especialmente para ser aplicado antes de dormir, pois, além de hidratante, é relaxante. Sua fórmula é rica em ervas, amêndoa e aloe vera, que combatem o ressecamento da pele durante a noite.

srisri ayurveda