Muito além dos doshas, existem outros componentes fundamentais para manter a vitalidade e o bem-estar do corpo, como dhatus, upadhatus, dhara kalas, srotas, malas, chackras e órgãos de modo geral. Outro fator que também influencia diretamente na saúde é a dieta diária. Na Ayurveda, recomenda-se uma dieta vegetariana na Ayurveda que é rica em alimentos frescos, vitalizados e de fácil digestão. Esta prática saudável traz mais harmonia ao dia a dia e ajuda a ficar longe de adoecimentos ocasionados pela instabilidade do organismo.

Não existe uma regra para o vegetarianismo na Ayurveda, mas muitos médicos ayurvédicos sugerem que o consumo de carnes e outras proteínas animais pode provocar, ao longo tempo, a formação de ama. Ama é o acúmulo de toxinas fisiológicas ou emocionais que interfere na saúde que o Agni, fogo digestivo, não foi capaz de digerir. Ou seja, você pode se alimentar, diariamente, de algo que seu Agni não é capaz de digerir por completo.

Dieta vegetariana na Ayurveda
Dieta vegetariana na Ayurveda

O vegetarianismo é uma escolha individual. Nas práticas modernas, a produção de carne e seus derivados é realizada de um modo brutal, os animais são criados artificialmente e com muitas injeções de hormônios e aditivos químicos para aumentar o lucro da indústria responsável. Então, podemos chegar à conclusão de que um produto que passou por tanto sofrimento e dor para ser produzido não faz bem à sua saúde, podendo, ainda, desvitalizar o organismo, desiquilibrar os doshas e provocar doenças.

O consumo de carne pode ser indicado por um médico ayurvédico para equilibrar o dosha ou porque a pessoa queira continuar esse hábito alimentar, desde que seja um alimento seguro, com o animal criado em um ambiente natural, sem a utilização de materiais ou toxinas prejudiciais à saúde.

Na Ayurverda, é possível descobrir diversos e maravilhosos sabores dos ingredientes naturais, ao contrário do que muitos pensam, os vegetais fornecem diversas proteínas essenciais para o organismo que são de fácil digestão. Você pode viver em equilíbrio com a mente, o corpo, o meio ambiente e, principalmente, com os animais, fundamentais protagonistas nessa história. Confira, no nosso blog, algumas receitas deliciosas para você experimentar!