A palavra mantra tem origem no sânscrito e significa “instrumento da mente” ou “linguagem divina”. São compostos por vibrações sonoras capazes de fazer o ser humano encontrar o mais profundo relaxamento através da vibração dos mantras. Essa prática é indicada e utilizada por terapeutas ayurvédicos em meditações guiadas e em diversos tipos de tratamentos, como para a melhora de sintomas de depressão e  nos níveis de estresse.

Os mantras proporcionam diversas possibilidades de criação para quem o pratica e o escuta com regularidade. Na Ayurveda são consideradas preciosidades que alertam a mente para que encontre o subconsciente e trabalhe o nível de consciência.

mantra
Mantra e o poder das vibrações

Com o constante fluxo de pensamentos e atividades realizadas por um indivíduo, são comuns  diagnósticos de altos níveis de estresse e dores de cabeça, o que  mostra o distanciamento do seu Prakriti. Os mantras interagem com a vibração dos elementos que compõem cada dosha, contribuindo para o equilíbrio. Determinados sons da natureza, como o canto dos pássaros, do mar, o crepitar do fogo ou de chuva, conectam-se com os 5 elementos – Akasha (éter), Vayu (ar), Tejas (fogo), Jala (água) e Prithvi (terra) – e proporcionam um verdadeiro estado de paz.

As vibrações e os sons repetidos presentes em um mantra criam uma resposta psicológica profunda, fazendo com que a mente libere a tensão e o estresse para se concentrar no momento presente. É nesse processo que é possível a união com todos os benefícios de se conectar com você mesmo. Sem as barreiras da mente e livre de agitação, as interações se tornam muito melhores.

mantra
Mantra OM

A meditação é a técnica certa para tudo isso acontecer, a prática de uma limpeza mental. Para pensamentos mais claros, melhora nos níveis de concentração, clareza de percepção, tranquilidade e leveza. Na loja online Sri Sri Ayurveda, você pode encontrar CDs de mantras para entrar em estados meditativos e em contato com o eu interior.

Mundialmente, o mantra “om” é o mais conhecido de todos. O poder das palavras em sânscrito, combinadas com músicas, proporciona um sentimento divino, que só pode ser vivenciado por quem pratica e escuta mantras. Forma-se um cântico que propicia uma verdadeira conexão, que abre portas para muito além da mente: é um caminho para o amor.

 

srisri ayurveda