Você sabe o que é Prakriti e sua importância para a Ayurveda e sua elevação pessoal? Confira nosso texto e saiba tudo sobre como o Prakriti influencia na sua vida cotidiana.

O Prakriti é o jeito de ser de cada um, o instinto básico do ser humano. A palavra significa natureza, ou seja, cada indivíduo tem a sua natureza primordial e única. É através do Prakriti que a própria essência é cultivada e é também responsável por características como comportamentos, sentimentos, qualidades, atitudes, posturas e ações.

É constituído de Maha Gunas, as energias e qualidades sagradas que atuam na criação, organização e direção de um caráter único. Os três Maha Gunas são Sattva, Rajas e Tamas, determinantes para as estruturas psicológicas, éticas e comportamentais de um ser humano. Sattva é amor, compaixão, compreensão, pureza; Rajas pode ser qualificado como agressividade, movimento e comunicação; e Tamas é a manifestação da inércia e ignorância.

Na Ayurveda, tudo está interligado. Além do equilíbrio da Prakriti, os três doshas, Vata, Pitta e Kapha, desempenham um forte papel na saúde diária. Todos possuem características únicas, vitais e determinantes que sustentam a vida no modo de se expressar e na compreensão de como viver em equilíbrio com saúde.

o que é Prakriti
O que é Prakriti

A rotina das pessoas é cada vez mais corrida, com um ritmo de trabalho e fluxo intenso de pensamentos, e esse é um dos grandes fatores para o indivíduo se adaptar a essa nova situação, distanciando-se do seu Prakriti. Esse processo é conhecido como Vikriti – a alteração da essência e da combinação natural dos doshas, resultando em uma vida desequilibrada.

Viver essa desarmonia pode desencadear diversas doenças. Para apreciar a vida da melhor forma, médicos e terapeutas ayurvédicos alertam sobre a importância de reencontrar seu estado Prakriti próprio. Quanto mais perto do equilíbrio e da essência, maior a garantia de longevidade e saúde.

Conheça os produtos da SriSri Ayurveda e saiba como eles podem mudar o seu jeito de levar a vida. ACESSE: www.srisriayurveda.com.br