Entenda como funciona os Doshas na Ayurveda

A Ayurveda é uma ciência milenar que se originou dos Vedas, os textos espirituais da Índia antiga. Não é apenas uma ciência médica, mas sim a ciência da vida. É a arte de viver a vida em harmonia com a natureza.

A humanidade sempre buscou viver uma vida saudável e feliz e os antigos sábios  uniram o conhecimento védico com a observação e a experimentação científica, e compilaram o conhecimento de como tratar diversas doenças e cuidar do corpo, da mente e do espírito de uma maneira holística. E assim a Ayurveda se desenvolveu e vem se espalhando pelo mundo.

A Ayurveda é uma ciência tanto preventiva quanto curativa. Ela nos ensina princípios básicos para tratarmos da nossa saúde e utiliza meios totalmente naturais para curar. É um verdadeiro manual de instruções para cuidarmos do nosso corpo e mente.

Ela parte do princípio de que tudo no universo é formado pelos cinco elementos: terra, fogo, água, ar e espaço.

Cada indivíduo tem uma proporção única desses cinco elementos e é exatamente isso que nos diferencia uns dos outros.

Doshas na Ayurveda
Doshas na Ayurveda

Se dez pessoas diferentes procurarem um médico ayurvédico com os mesmos sintomas, o médico possivelmente dará dez orientações diferentes para essas pessoas. Cada ser é único e tem necessidades distintas.

Se repararmos nas pessoas, elas são muito diferentes umas das outras. Algumas são rápidas e sensíveis, enquanto outras, são calmas e inabaláveis.  Existem pessoas que podem ficar horas sem comer, enquanto outras viram uma fera, se ficarem poucas horas sem um lanchinho. Umas são leves e felizes, enquanto outras parecem carregar o mundo nas costas. A Ayurveda entende essas diferenças através dos três Doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Os doshas na Ayurveda são energias biológicas encontradas no corpo e na mente das pessoas. São formados pelos cinco elementos e suas respectivas propriedades. Vata é formado por espaço e  ar, Pitta é formado por fogo e água e Kapha é formado por terra e água.

De forma geral, as pessoas Vata são criativas, rápidas,  flexíveis, leves, friorentas e aéreas como o ar, vivem esquecendo onde colocaram as coisas. Já as pessoas do tipo Pitta são determinadas, organizadas, corajosas e esquentadas como o fogo. As pessoas tipo Kapha são estáveis, amorosas, calmas, mas podem ficar letárgicas e preguiçosas, quando em desequilíbrio. Devido ao seu metabolismo mais lento, os tipos Kapha devem evitar os alimentos mais pesados e gordurosos para não engordarem.

Os feijões e as saladas, por serem leves, podem aumentar o ar dos Vatas, causando muitos gases e dores abdominais.

Alimentos muito apimentados e ácidos podem causar acidez e  azia nas pessoa do tipo Pitta.

A dica é lembrar que semelhante atrai semelhante e os opostos trazem equilíbrio. Assim, se um tipo Pitta escolher alimentos mais frios e alcalinos, evitará a azia e a queimação. Seguindo essa dica e fazendo as escolhas corretas, fica bem mais fácil cuidar dos nossos desequilíbrios.

Quando nossos doshas estão equilibrados, estamos felizes, cheios de energia, vibrantes e saudáveis, mas, nem sempre conseguimos manter nossos doshas em equilíbrio o tempo todo. Somos suscetíveis aos desequilíbrios devido à nossa alimentação, estilo de vida, estado da mente, estresse, etc.

É muito natural nos desequilibrarmos. O ar, por exemplo, se desequilibra facilmente tanto no nosso corpo como na nossa mente (independentemente do nosso Dosha), causando constipação, gases, agitação, vulnerabilidade e medo.

E nossos desequilíbrios podem se agravar devido aos fatores externos também, tais como estação do ano e  clima. E como os cinco elementos estão mudando o tempo todo, até o  período do dia pode afetar o nosso bem-estar.

Imagine só como deve ser difícil para um tipo Pitta correr debaixo do sol do meio-dia (horário que o elemento fogo está predominando). Talvez para um tipo Vata, mais friorento, isso não seja tão ruim assim.

Respeitar a nossa natureza individual e o nosso relógio biológico é o caminho para encontrarmos realização e equilíbrio na vida.

Doshas na Ayurveda - Natureza
Doshas na Ayurveda – Natureza

Nosso corpo tem um relógio biológico que regula nosso  metabolismo. De acordo com a Ayurveda, esses relógios internos são ligados aos ritmos da natureza. Quando seguimos os ritmos da natureza, vivemos uma vida equilibrada e cheia de vitalidade. Quando ignoramos esses ritmos da natureza, confundimos os nossos relógios internos, causando vários desequilíbrios.

A Ayurveda oferece recomendações feitas sob medida para cada indivíduo, que variam de mudanças no estilo de vida a tratamentos das doenças.

Experimente fazer mudanças simples no seu estilo de vida e sinta o poder restaurador de ser levado pelo ritmo da natureza.

(Adriana Ambrósio é instrutora da Organização Arte de Viver).