Ayurveda é um estilo de vida, uma forma de viver em harmonia com a natureza, em equilíbrio com a saúde do corpo, da mente e do espírito, sendo o indivíduo o principal personagem dessa ciência. Existem diversos conceitos que são fundamentais para o entendimento da ayurveda e como ela influencia no seu dia a dia, como, por exemplo, os três Maha Gunas, os Maha Gunas fundamentais da Ayurveda.

Os três Maha Gunas são Sattva, Rajas e Tamas. São as três forças energéticas universais, energias sagradas, que atuam na direção, organização e criam um caráter único. São forças determinantes para a estrutura psicológica de uma pessoa, descritas como energias, qualidade e padrões mentais que determinam a maneira de agir, perceber e responder a estímulos externos, também, ajudando a entender a natureza mental e espiritual.

Maha Gunas fundamentais da Ayurveda - Sattva, Rajas e Tamas
Maha Gunas fundamentais da Ayurveda – Sattva, Rajas e Tamas

Estão também diretamente ligados a Prakriti, natureza primordial, a criação e a base da consciência condicionada. Sattva é caracterizado por graus de pureza, luminosidade, paz, harmonia, consciência, inteligência, leveza, equilíbrio, agitação, turbulência e estabilidade. Já Rajas é a mudança e transformação, e Tamas é a materialidade, a obscuridade, a resistência, a grosseria e a inércia.

Maha Gunas fundamentais da Ayurveda - Paz
Maha Gunas fundamentais da Ayurveda – Paz

Todo esse conceito representa o equilíbrio mental. Sattva ajuda na clareza e no entendimento dos fatos, deixando a mente calma e clara para tomar decisões, com Rajas e Tamas em predominância, o indivíduo fica em desarmonia, com propulsão a perder a paz interior, com transtorno emocional e turbulência. Se você perceber um desequilíbrio em suas ações físicas e mentais, entre em contato com seu terapeuta ayurvédico, ele ajudará com intervenções e prescrições adequadas, de acordo com o seu organismo, para uma harmonia.

 

Nos conte o que achou do conteúdo, o que importa é sua satisfação! Buscamos sempre o melhor para você viver bem.

Acesse para nos conhecer, será um prazer atendê-lo(a): https://www.srisriayurveda.com.br/

Alimentos: https://www.srisriayurveda.com.br/alimentos

Cosméticos: https://www.srisriayurveda.com.br/cosmeticos

Dúvidas, fale conosco através do número: (11) 3203 0450