A relação entre Karma e Dharma pode ser compreendida quando pensamos a seguinta questão: em quantos momentos da vida já parou para pensar coisas como “q que quero ser na vida?”, ou “o que vou fazer para melhorar essa situação?”, “qual o caminho certo a seguir?”. Todas essas questões e as respostas necessárias estão ligadas ao seu Dharma.

O Dharma é o seu propósito na vida. Descobrir esse propósito é ter contato com a expansão da consciência e o despertar do amor, pois a consciência se expande através dele. É encontrar o que veio fazer no mundo, o que está inteiramente ligado à essência. A essência do ser humano é o amor, que pode se manifestar de várias formas.

relação entre Karma e Dharma
Qual a relação entre Karma e Dharma?

Buscar e encontrar seu Dharma é adquirir a consciência do serviço que você veio prestar à humanidade. Conseguir perceber e entender isso é um dos melhores frutos que um indivíduo pode ter na vida. O propósito se revela de maneira única em cada um, dependendo dos diferentes dons que a alma traz e dos aprendizados que ela precisa absorver.

Quando existe felicidade, alegria e animação em algo que você faz na vida e no dia a dia, pode ser um caminho para encontrar seu dever. Esse também é um sinal do universo, mostrando que é o caminho certo para encontrar o seu Dharma. Pode até parecer coincidência, mas essa é uma troca de informações para permanecer no caminho certo.

Existe um propósito individual e um propósito coletivo; e, quando os dois estão alinhados, uma profunda sensação de completude e pertencimento é proporcionada. O Dharma é um dever maior, como uma missão na humanidade. Quando a pessoa está realizando seu propósito individual, é a hora de alcançar o propósito coletivo e encontrar o lugar onde deve estar.

relação entre Karma e Dharma1
A relação entre Karma e Dharma

Todos os aspectos da vida estão interligados, e isso explica a relação entre Karma e Dharma. Karma é uma palavra, muitas vezes, utilizada fora de contexto por falta de informações. O Karma é a consequência e o resultado de uma ação, de uma decisão tomada pelo indivíduo, mas não um castigo ou punição como costuma ser conhecido. É claro que pode causar um efeito negativo na vida, pois tudo depende da ação. Ter um Karma equilibrado mostra que o indivíduo está cada vez mais próximo de viver em harmonia com o Dharma e dispor de uma liberdade de boas escolhas para um propósito maior.

Cada alma nasce com dons e talentos, que são as verdadeiras expressões do amor. Quanto mais alinhados seu Dharma e Karma estiverem, mais próximo você estará do propósito coletivo e menos consequências causarão no planeta. O individual precisa estar ligado ao coletivo para funcionar harmoniosamente.

SriSri Ayurveda