A Ayurveda é um tipo de medicina praticada há mais de 5 mil anos na Índia que foi reconhecida e regulamentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2004. Desde então a Ayurveda tem se tornado cada vez mais popular no Ocidente, sobretudo por ser naturalista e orientar práticas conjuntas que englobam diversos aspectos codependentes, como alimentação, exercícios e meditação para entender como harmonizar os doshas.

A ciência indiana estuda os 5 elementos que formam o universo (espaço ou éter, ar, fogo, água e terra) e suas influências no ser humano e na natureza, buscando melhor compreendê-las para alcançar o equilíbrio do corpo, mente e espírito, e consequentemente, uma boa saúde.

Esses elementos combinam-se em duplas na formação de três humores biológicos chamados de doshas: vata, pitta e kapha, que regem as constituições fisiológicas e de personalidade dos indivíduos. Quando a atuação dos elementos  sofre algum tipo de desequilíbrio, o corpo e a mente tendem a adoecer como expressão dessa desarmonia.

harmonizar os doshas

Práticas para harmonizar os doshas

A Ayurveda trata a causa dos problemas através de um conjunto de 6 práticas que visam harmonizar os doshas para equilibrar o corpo, mente e espírito, ajustando as práticas para a pessoa a partir de uma avaliação individual dos seus doshas.

Alimentação ayurvédica

Orienta-se que os alimentos sejam consumidos de acordo com a estação do ano em que são cultivados, dando preferência à produção regional. As restrições são determinadas de acordo com o dosha e o problema a ser tratado.

Yoga

A Yoga é a combinação de práticas de respiração, alongamentos, relaxamento, meditação e canto de mantras capaz de proporcionar maior força e resistência física, equilíbrio da mente, alívio do estresse e bem-estar geral. As técnicas usadas acalmam e resutaram o foco da mente, estimulando a  liberação de hormônios e o equilíbrio dos chakras, cumprindo papel indispensável nas práticas de como harmozinar os doshas.

Meditação

Prática onde o indivíduo utiliza técnicas de concentração profunda para se manter em um estado de silêncio e calma, limpando a mente.

Fitoterapia

É o uso de plantas medicinais para tratar enfermidades e sintomas e harmonziar os doshas, prática comum e milenar nas medicinas orientaisl. A Ayurveda prioriza o uso da fitoterapia através da recomendação de chás, cápsulas e xaropes naturais feitos de raízes, folhas e ervas variadas.

Também são utilizadas cromoterapia (método que utiliza as cores nos tratamentos) e aromaterapia (ramificação da fitoterapia).

Massagens

São utilizados óleos aromáticos e ervas medicinais no emprego de técnicas variadas para eliminar toxinas, aumentar a circulação dos fluidos vitais  e nutrir os tecidos do organismo.

como equilibrar os doshas

 

.