O ato de alimentar-se na Ayurveda desempenha um papel essencial no conjunto de práticas que buscam alcançar o equilíbrio entre corpo físico, mente, alma e energia vital (prana). A boa saúde é uma consequência de tal equilíbrio, assim, os alimentos são considerados não só essenciais, como sagrados. Alimentar-se de maneira adequada é a base que sustenta uma boa saúde, por isso, os desequilíbrios entre os doshas são tratados com a alimentação ayurvédica, que previne e cura enfermidades.

Como a saúde para a Ayurveda é resultado do equilíbrio entre corpo físico, mente, alma e energia vital (prana), uma das principais finalidades da alimentação ayurvédica é equilibrar os doshas de acordo com as necessidades do seu corpo. É importante que a dieta dialogue com algumas outras práticas como meditação, yoga, rotina diária e fitoterapia. Quando executada da maneira correta, as dietas ayurvédicas proporcionam diversos benefícios a curto, médio e longo prazo, como aumento na disposição, melhoras no aspecto da pele e cabelos, facilidade na digestão e maior qualidade de sono.

alimentação ayurvédica
alimentação ayurvédica: o papel da nutrição na busca pelo equilíbrio

Determinada de acordo com o dosha dominante da pessoa, a dieta considera fatores específicos individuais, guiando-se pela influência dos doshas nas características psicológicas, sociais e biológicas. Cada tipo de sabor dos alimentos é responsável por uma reação no corpo: assim como alguns medicamentos específicos são receitados e combinados para tratar problemas de saúde na medicina ocidental, a alimentação ayurvédica combina sabores de diferentes tipos de alimentos para equilibrar os doshas e com isso, tratar ou prevenir males que possam estar prejudicando ou vir a prejudicar a sua saúde. 

Confira na tabela a seguir a relação entre os tipos de sabor que compõem a alimentação ayurvédica e sua função no equilíbrio dos doshas e ação no organismo. 

Entenda os tipos de sabores e sua função no organismo
srisri ayurveda
srisri ayurveda