Os 5 elementos básicos, em sânscrito Pancha Mahabhutas, representam os estados da  energia e da matéria de tudo que existe no universo. Cada substância é composta por esses elementos, combinados em diferentes proporções e com diferentes funções. São responsáveis pela variação, criação e evolução do ser humano e de todos os reinos, desde o vegetal e animal até as matérias inorgânicas no reino mineral.

Na Ayurveda, são conhecidos como Akasha (éter), Vayu (ar), Tejas (fogo), Jala (água) e Prithvi (terra). Eles são a ligação com o Universo por serem formados pela mesma essência. Em diferentes proporções, influenciam a matéria, consequentemente uma mudança em um elemento atinge todos os outros.

Os elementos estão presentes na vida física, mental e emocional. Não podem ser medidos, mas expressam suas características na matéria, no que é possível sentir, tocar, pensar e ver. Por exemplo, em uma célula, o elemento terra é responsável pela sua estrutura, a água predomina no citoplasma, o fogo é responsável pelo sistema digestivo, o ar auxilia no movimento celular e o éter é o espaço ocupado por todo esse processo.

As sensações dos 5 sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato) estão diretamente correlacionadas aos elementos. Além disso, cada um se conecta a órgãos sensoriais e motores do organismo. O elemento Vayu (ar) liga-se ao sentido tato, com a pele como órgão sensorial, a mão como órgão motor e as funções de receber e segurar. Na sequência, confira os demais elementos e seus órgãos principais:

Elemento Órgão motor Órgão sensorial Função
Akasha (éter) Cordas vocais Ouvido Falar
Tejas (fogo) Pés Olhos Caminhar
Prithvi (terra) Intestino Nariz Excreção
Jala (água) Genitália Língua Reprodução

A constituição dos doshas (Vata, Pitta e Kapha) é o resultado da combinação de dois elementos, sendo um deles sempre predominante. Eles são responsáveis pelas atividades motoras, metabólicas, anatômicas, fisiológicas e comportamentais do organismo. Todo indivíduo tem os três doshas, com proporções variadas entre eles. Vata é principalmente composto pelos elementos Akasha (éter) e Vayu (ar), ligados aos sentidos do querer. Pitta, com os elementos Tejas (fogo) e Jala (água), é interligado ao pensar, e Kapha, por Jala (água) e Prithvi (terra), pelo sentir.

srisri ayurveda