Na medicina ayurvédica, todos os alimentos possuem 3 características. Para entender o que é Rasa (sabor), Virya (potência ou energia) e Vipaka (efeito pós-digestivo), deve-se entender que a Ayurveda considera Rasa, pré-digestivo de uma substância como o ápice da sua combinação integrada dos três Maha gunas (Sattva, Rajas e Tamas), forças energéticas universais, que atuam na direção, organização e criam um caráter único e Gurvadi gunas, que corresponde a constituição do sabor (dez pares de qualidades opostas).  Embora cada sabor, de modo individual, contenha todos os cinco elementos, geralmente, apenas dois predominam. Veja alguns exemplos a seguir:

Sabor Elementos predominantes Exemplos de Alimentos
Doce Terra e Água Arroz, trigo, mel, leite, morango, abacate e ghee
Ácido Terra e Fogo Limão, abacaxi, vinagre, iogurte e queijo
Salgado Água e Fogo Algas, picles, peixes de água salgada e molho de soja
Picante Ar e Fogo Gengibre, alho, pimenta, cebola, rúcula e agrião
Amargo Ar e Éter Espinafre, açafrão, azeitona, babosa e café
Adstringente Ar e Terra Feijões, brócolis, batata, couve-flor, banana-verde e repolho

 

Na nutrição ayurvédica, a essência do alimento está contida nas qualidades inatas que são vivenciadas no seu consumo, como o seu sabor que contém dupla natureza, a densa, que é gustativamente percebida como Rasa do alimento; e a sutil, que é percebida pelo paladar e absorvida por meio dos cinco sentidos (audição, tato, visão, paladar e olfato).

rasa, virya e vikapa
O que é Rasa, Virya e Vikapa?

Virya corresponde à energia de uma substância e a sua capacidade de produzir um efeito significativamente forte, como por exemplo a capacidade dos alimentos de aquecer ou resfriar o organismo, assim como aumentar ou diminuir nosso Agni. Quando o Virya de um alimento corresponde às necessidades constitucionais de um indivíduo, ele produz melhoria positiva em todo o processo digestório. Alguns fatores podem influenciar o Virya de um alimento, entre eles: local de cultivo, estação de crescimento, época, técnica de colheita, manuseio, idade e processamento que sofreu.

Vipaka, por sua vez, é o efeito final, metabólico, pós-digestivo dos sabores. Representa o efeito digestivo retardado, sistêmico, de todo o corpo, a fase final e o resultado da digestão. O efeito Vipaka de um alimento ocorre depois de todos os processos digestivos terem acontecido: é quando os nutrientes, adequadamente preparados, estão prontos para serem absorvidos pelo organismo.

Embora a dieta ayurvédica equilibrada inclua os 6 sabores é preciso ajustar a quantidade de cada um de acordo com os doshas. Confira abaixo:

Dosha Equilíbrio dos sabores para cada dosha
Vata É equilibrado pelos sabores doce, ácido e salgado, mas é desarmonizado por picante, amargo e adstringente.
Pitta É harmonizado pelos sabores doce, amargo e adstringente, sendo desarmonizado pelos sabores picante, ácido e salgado.
Kapha

É harmonizado por picante, amargo e adstringente, sendo desarmonizado por doce, ácido e salgado.