A mudança das estações do ano é um dos ciclos que mais influenciam a natureza, a saúde e o comportamento das pessoas; esta transição das estações exerce alterações nos doshas e, consequentemente, no corpo. A sabedoria milenar da Ayurveda revela a importância de seguir uma alimentação de acordo com as estações. Confira as escolhas alimentares de cada estação do ano: 

Escolhas alimentares - Inverno
Escolhas alimentares – Inverno

Inverno: Com o tempo predominantemente úmido e frio, o inverno afeta especialmente os doshas Kapha e Vata. Para as pessoas de Kapha é indicada a prática de exercícios físicos que diminuam o consumo de açúcar, alimentos frios ou de natureza fria. Já para Vata é recomendado que se aqueça bem durante o inverno e evite alimentos frios, secos e amargos. 

Escolhas alimentares - Primavera
Escolhas alimentares – Primavera

Primavera: Quente e suave como Kapha, a primavera desperta a beleza e a vitalidade da natureza. Para quem é mais Kapha, o início da estação pode ser prejudicial por deixar o corpo mais suscetível a resfriados e alergias. O detox é indicado para todos os doshas nessa estação. 

Escolhas alimentares - Verão
Escolhas alimentares – Verão

Verão: Nesta estação, o sol está em seu ponto mais forte, provocando intensa atividade de todos os organismos. As pessoas Pitta ou com Pitta agravado devem reduzir esse dosha a partir da dieta. Nesse caso, recomenda-se diminuir o consumo de sabores picantes e temperos apimentados, como alho, cravo, salsa e canela, e buscar combinações alimentares mais simples e com pouco óleo.   

Escolhas alimentares - outono
Escolhas alimentares – outono

Outono: Nesta estação, os doshas ficam mais vulneráveis devido ao frescor, à leveza, à secura e aos ventos do período. Pessoas com constituição Vata devem tomar cuidado extra, para tanto, evitando os sabores adstringentes e amargos e pratos secos. Já Pitta deve consumir alimentos picantes, salgados e ricos em gordura. Kapha deve evitar os alimentos muito salgados, os doces, assim como os frios e oleosos. No final desta estação é recomendado o consumo de alimentos e bebidas quentes.