Receita Vata: Arroz Picante com Batata

Cada dosha possui um tipo de dieta diferente conforme suas necessidades, mas toda dieta é feita com o objetivo de manter o funcionamento dos órgãos na forma correta. Além disso, as dietas ayurvédicas proporcionam efeito desintoxicante, o qual gera resultados evidentes como por exemplo, o emagrecimento.

Vata é um Dosha poderoso em razão da qualidade de movimento. Tem como característica física magra, executa atividades com agilidade, a digestão costuma ser irregular, tem bastante imaginação e disposição para fazer as coisas. Também é muito preocupado e possui baixa imunidade para doenças como resfriados.

Para as pessoas Vatas são recomendados alimentos mais “quentes” e também é recomendado que evitem alimentos frios e crus, como saladas.

Dentre tantas excelentes receitas, separamos o Arroz Picante com Batata como Receita Vata. O aspecto úmido do arroz nesse prato ajuda a balancear o efeito seco da batata, favorecendo este dosha.

Receita Vata Arroz Picante com Batata
Receita Vata – Arroz Picante com Batata

Ingredientes

11/2 xícara de arroz cozido integral;

1 batata média, bem esfregada;

1/4 pimentão verde, cortado (opcional, evitar para Pitta em excesso);

2 colheres de sopa de óleo de girassol;

1/2 colher de chá de sementes de mostarda;

3 colheres de sopa de água;

1/2 colher de chá sal;

1/2 colher de chá pó de curry;

1 colher de chá de gengibre fresco, cortado ou ralado.

Corte as batatas em cubos e reserve. Aqueça o óleo em frigideira adicionando a mostarda e, assim que as sementes de mostarda começarem a “estalar”, pode acrescentar as batatas e o curry. Assim que todo o curry e a mostarda estiverem bem impregnados na batata, adicione água e cozinhe em fogo baixo por 7 minutos aproximadamente – mexa com frequência para que as batatas não grudem.

Após esse período de cozimento, pode acrescentar o arroz já cozido junto a todos os outros ingredientes. Misture bem e só então retire do fogo, pois seu prato estará pronto para servir.