Vata é um tipo de dosha, está entre os três doshas da medicina ayurvédica. Saiba que pessoas com predominância neste tipo biológico costumam apresentar uma digestão mais lenta, ter uma rotina irregular, dificuldade de concentração e seu humor pode ser uma incógnita. Por isso vamos mostrar para você como equilibrar o Vata.

Para pacificar Vata é importante não beliscar doces, como balas, bolos, chicletes entre as refeições, caso sinta sensação de fome, opte por frutas cozidas, chá ou alguma bebida vegetal morna com especiarias ou uma raiz cozida.

Como equilibrar o Vata - digestão lenta
Como equilibrar o Vata – digestão lenta

A atenção plena durante as refeições é fundamental, assim, evite assistir a televisão ou mexer no celular durante esse momento. Alimentos feitos a vapor, cremes, molhos, purês, mingaus e cozidos são excelentes opções; já bebidas geladas devem ser evitadas.

A eliminação de bebidas estimulantes como café, bebidas alcoólicas, energéticos e cigarros deve ser respeitada, assim como substâncias mornas oleosas, doces, salgadas e ácidas devem ser inclusas na rotina, pois equilibram o sistema.

Como equilibrar o Vata - vida
Como equilibrar o Vata – vida

Para Vata é importante seguir um ciclo diário, como levantar ao nascer do Sol, beber água morna ou um chá calmante, fazer uma prática de ásanas, ioga restaurativa com foco na respiração e aula de pilates, ou outro exercício que exija concentração. A meditação também é indicada podendo, inicialmente, ser de 5 minutos e aumentar para até 45 minutos – 1 hora quando houver tempo.

Evite dormir após o almoço, pois é importante para o equilíbrio de Vata, assim como no final do dia é interessante repetir alguma prática de pranayamas ou de meditação para auxiliar na manutenção da tranquilidade.

 

Nos conte o que achou do conteúdo, o que importa é sua satisfação! Buscamos sempre o melhor para você viver bem.

Venha nos conhecer, será um prazer atendê-lo(a): https://www.srisriayurveda.com.br/

Alimentos: https://www.srisriayurveda.com.br/alimentos

Cosméticos: https://www.srisriayurveda.com.br/cosmeticos

Dúvidas, fale conosco através do número: (11) 3203 0450