Como os doshas influenciam nas relações humanas
Um relacionamento saudável requer dedicação e tolerância entre os seres humanos. Normalmente, quando nos comunicamos, estamos tentando suprir nossas necessidades e acabamos esquecendo às do outro. Por isso, precisamos nos expressar com clareza, ouvir o outro atentamente e tratar as pessoas com compaixão e respeito.
Muito já se falou sobre o fato de homens e mulheres se comunicarem e processarem as informações de formas diferentes. Por isso, vamos apenas lembrar que, em geral, as mulheres pensam mais rápido e têm uma tendência a responder imediatamente, enquanto um homem irá refletir mais sobre o assunto e tentar buscar uma solução para ele mesmo que não tenha sido solicitado.
Entender algumas tendências de cada dosha (Vata, Pitta e Kapha) também pode ser muito útil para lidar com seus diferentes comportamentos em determinadas situações. Como Vata é influenciado pelos elementos de ar e espaço, estão normalmente em movimento e em busca de mudanças. Essas atitudes podem incomodar Pitta e Kapha por dar a impressão de falta de consistência. Além disso, pessoas do tipo Vata respondem bem ao toque e ao som. Por isso, dizer para a sua namorada que você a ama e abraça-la de manhã e ao chegar em casa do trabalho são atitudes muito boas para manter a proximidade. Por outro lado, não despeje problemas em seus ouvidos e em seguida saia para trabalhar, pois como Vata é mais propício ao nervosismo ela pode ficar remoendo o problema o dia inteiro e ficar muito estressada, o que certamente prejudicará a qualidade do encontro de vocês dois no final do dia.
Como ajudar alguém que está com Vata fora de equilíbrio? Aqui vão algumas dicas fáceis de pôr em prática:
– Crie uma condição mais harmoniosa em casa com música calma ou silêncio;
– Mantenha a temperatura dos cômodos mais aquecida do que fresca;
– Prepare uma surpresa enchendo a banheira com água quente e colocando umas velas no ambiente;
– Cozinhe uma deliciosa refeição quente e nutritiva com, por exemplo, gengibre, abóbora, batata doce e amêndoas;
– Ofereça para lhe fazer uma massagem nas costas para relaxar.
Com certeza ela ficará muito mais tranquila e agradecida e retribuirá com amor e criatividade em outras ocasiões.
Já pessoas do tipo Pitta, movido pelo fogo, são mais intensas, falantes e trabalham muito. Isso pode fazer com que seus companheiros Vata ou Kapha se sintam menos importantes e pode gerar alguns conflitos. Além disso, Pitta é mais temperamental, explosivo e crítico. Ao invés de querer argumentar com Pitta, procure evitar o confronto na discussão, aprenda a ganhar tempo ficando em silêncio e observe que ele se acalmará mais facilmente. Para ajudar a reequilibrar seu parceiro Pitta, ofereça-lhe alimentos refrescantes como por exemplo pepino, hortelã, melão, manga e melancia. Outra maneira de acalmar Pitta é oferecer-lhe algo de comer se você perceber que ele está com fome! O fogo digestivo (agne) de Pitta é muito intenso e na hora da fome pode ser tornar uma energia mais agressiva e não facilitar o relacionamento. Lembre-se que Pitta gosta de se divertir e proponha programas fora da sua rotina, surpreenda-o e leve-o para dançar ou ir a um show de vez em quando!
Kapha são mais caseiros, estáveis e adoram uma rotina. Em geral, esse tipo gosta de curtir sua casa e assistir à um programinha de televisão tranquilamente. Kaphas são atraídos por odores e sabores agradáveis, por isso, uma maneira fácil de agradá-los é comprar-lhes um delicioso perfume ou convidá-los para jantar fora num bom restaurante.
Para manter um bom relacionamento com uma pessoa Kapha, incentive-a a expor seus sentimentos e a fazer atividades físicas. Evite tentá-la com doces e coisas gordurosas pois, embora Kapha adore estes alimentos, eles podem tirá-lo de seu equilíbrio deixando-o mais letárgico.
Kaphas gostam de acumular coisas, o que para Pitta e Vata, pode ser motivo de irritação. Pittas podem ter uma tendência a se desfazer do que não tem mais utilidade e Vata a criar espaço em casa tendo menos objetos.
Essas diferenças de preferências podem causar conflitos se não bem entendidas e respeitadas. Reconhecer que cada dosha tem uma tendência já é um bom começo para se buscar uma relação mais saudável. Ao nos comunicarmos de forma mais adequada e expressar nossos sentimentos, conseguimos transmitir aos outros nossas necessidades sem atacá-los ou deixá-los na defensiva.
Para conhecer mais sobre os doshas e como os doshas influenciam nas relações humanas leia nossos artigos e faça o teste com seu companheiro. Será muito divertido e confortante compreender as tendências de cada um para deixar a relação mais gostosa e duradoura.