Como os doshas influenciam nas relações humanas

Um relacionamento saudável requer dedicação e tolerância entre os seres humanos. Normalmente, quando nos comunicamos, estamos tentando suprir nossas necessidades e acabamos esquecendo às do outro. Por isso, precisamos nos expressar com clareza, ouvir o outro atentamente e tratar as pessoas com compaixão e respeito.

Muito já se falou sobre o fato de homens e mulheres se comunicarem e processarem as informações de formas diferentes. Por isso, vamos apenas lembrar que, em geral, as mulheres pensam mais rápido e têm uma tendência a responder imediatamente, enquanto um homem irá refletir mais sobre o assunto e tentar buscar uma solução para ele mesmo que não tenha sido solicitado.

Como os doshas influenciam nas relações humanas1
Como os doshas influenciam nas relações humanas

Entender algumas tendências de cada dosha (Vata, Pitta e Kapha) também pode ser muito útil para lidar com seus diferentes comportamentos em determinadas situações. Como Vata é influenciado pelos elementos de ar e espaço, estão normalmente em movimento e em busca de mudanças. Essas atitudes podem incomodar Pitta e Kapha por dar a impressão de falta de consistência. Além disso, pessoas do tipo Vata respondem bem ao toque e ao som. Por isso, dizer para a sua namorada que você a ama e abraça-la de manhã e ao chegar em casa do trabalho são atitudes muito boas para manter a proximidade. Por outro lado, não despeje problemas em seus ouvidos e em seguida saia para trabalhar, pois como Vata é mais propício ao nervosismo ela pode ficar remoendo o problema o dia inteiro e ficar muito estressada, o que certamente prejudicará a qualidade do encontro de vocês dois no final do dia.

Como ajudar alguém que está com Vata fora de equilíbrio? Aqui vão algumas dicas fáceis de pôr em prática:

– Crie uma condição mais harmoniosa em casa com música calma ou silêncio;

– Mantenha a temperatura dos cômodos mais aquecida do que fresca;

– Prepare uma surpresa enchendo a banheira com água quente e colocando umas velas no ambiente;

– Cozinhe uma deliciosa refeição quente e nutritiva com, por exemplo, gengibre, abóbora, batata doce e amêndoas;

–  Ofereça para lhe fazer uma massagem nas costas para relaxar.

Com certeza ela ficará muito mais tranquila e agradecida e retribuirá com amor e criatividade em outras ocasiões.

Já pessoas do tipo Pitta, movido pelo fogo, são mais intensas, falantes e trabalham muito. Isso pode fazer com que seus companheiros Vata ou Kapha se sintam menos importantes e pode gerar alguns conflitos. Além disso, Pitta é mais temperamental, explosivo e crítico. Ao invés de querer argumentar com Pitta, procure evitar o confronto na discussão, aprenda a ganhar tempo ficando em silêncio e observe que ele se acalmará mais facilmente.  Para ajudar a reequilibrar seu parceiro Pitta, ofereça-lhe alimentos refrescantes como por exemplo pepino, hortelã, melão, manga e melancia. Outra maneira de acalmar Pitta é oferecer-lhe algo de comer se você perceber que ele está com fome! O fogo digestivo (agne) de Pitta é muito intenso e na hora da fome pode ser tornar uma energia mais agressiva e não facilitar o relacionamento. Lembre-se que Pitta gosta de se divertir e proponha programas fora da sua rotina, surpreenda-o e leve-o para dançar ou ir a um show de vez em quando!

Kapha são mais caseiros, estáveis e adoram uma rotina. Em geral, esse tipo gosta de curtir sua casa e assistir à um programinha de televisão tranquilamente.  Kaphas são atraídos por odores e sabores agradáveis, por isso, uma maneira fácil de agradá-los é comprar-lhes um delicioso perfume ou convidá-los para jantar fora num bom restaurante.

Como os doshas influenciam nas relações humanas
Como os doshas influenciam nas relações humanas

Para manter um bom relacionamento com uma pessoa Kapha, incentive-a a expor seus sentimentos e a fazer atividades físicas. Evite tentá-la com doces e coisas gordurosas pois, embora Kapha adore estes alimentos, eles podem tirá-lo de seu equilíbrio deixando-o mais letárgico.

Kaphas gostam de acumular coisas, o que para Pitta e Vata, pode ser motivo de irritação. Pittas podem ter uma tendência a se desfazer do que não tem mais utilidade e Vata a criar espaço em casa tendo menos objetos.

Essas diferenças de preferências podem causar conflitos se não bem entendidas e respeitadas. Reconhecer que cada dosha tem uma tendência já é um bom começo para se buscar uma relação mais saudável. Ao nos comunicarmos de forma mais adequada e expressar nossos sentimentos, conseguimos transmitir aos outros nossas necessidades sem atacá-los ou deixá-los na defensiva.

Para conhecer mais sobre os doshas e como os doshas influenciam nas relações humanas leia nossos artigos e faça o teste com seu companheiro. Será muito divertido e confortante compreender as tendências de cada um para deixar a relação mais gostosa e duradoura.