Uma ciência que se propõe a entender e cuidar da vida de uma forma ampla, profunda e completa. Ayurveda, uma palavra em sânscrito que significa: ciência (veda) da vida (ayur). Para a Ayurveda, sistema de saúde tradicional aplicado na Índia há mais de 5 mil anos, o indivíduo (sua história, hábitos e estilo de vida) é o personagem principal. Acredita-se que quando o indivíduo vive em harmonia com a natureza e estabelece com ela uma relação de pertencimento, é aprimorado o próprio potencial de cura e equilíbrio.

Ayurveda não é uma medicina mística ou alternativa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Ayurveda em 2004. Desde então vem implantando uma estratégia global para incentivar a propagação desse sistema de saúde de forma segura, mediante sua regulamentação e maior integração entre produtos, médicos e terapeutas. Nos últimos anos, esse conhecimento está cada vez mais acessível, inclusive, no Ocidente, onde já é uma realidade na rotina de várias pessoas em países da América do Norte, Europa e América do Sul.

Para a ciência ayurvédica, a saúde está relacionada a um estado de completude e é, acima de tudo, uma prática de autocura. Para tanto, envolve um alto grau de participação do paciente, em que ele mesmo se apropria do seu potencial de cura e equilíbrio.

Na concepção ayurvédica, acredita-se que o universo é composto por 5 elementos (espaço, ar, água, terra e fogo), que, quando combinados, expressam-se na psicologia e fisiologia por meio dos doshas (humores biológicos) vata, pitta e kapha. Quando há um desequilíbrio nos doshas, surge uma desarmonia entre mente e corpo de um ser, e isso pode se tornar a raiz do seu adoecimento.

Para identificar esse desequilíbrio, além do exame físico, o paciente precisa compartilhar detalhadamente sua história. Essa é a grande diferença em relação à medicina ocidental, que costuma se focalizar apenas na doença e nos seus sintomas. Na Ayurveda, o foco é o indivíduo.

Desequilíbrios, também, refletem na aparência física da pessoa, pois a beleza é o resultado do equilíbrio entre mente, corpo e alma. É preciso se sentir feliz, expressar-se com liberdade e bom humor, assim, refletindo a vontade de viver em suas atitudes. Segundo a perspectiva ayurvédica, a beleza vai além do corpo, é composta pela postura, vitalidade, movimentos e a maneira de se relacionar com o mundo.

Beleza é o resultado da combinação entre cuidados diários e saúde física e está diretamente ligada à prática de hábitos positivos e com o autoconhecimento. Assim, aspectos como alimentação, digestão, absorção e evacuação corretas dos alimentos são fundamentais para ter uma vida completa, equilibrada e saudável.

Com base nessa filosofia, a Sri Sri Ayurveda chega ao Brasil com produtos que vão lhe ajudar a cuidar de si mesmo em todos os aspectos. São produtos feitos de ingredientes naturais, orgânicos (grande parte) e selecionados criteriosamente para atender às necessidades do seu corpo físico e espiritual. E, como disse o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar: “Prefira os alimentos orgânicos e volte os pensamentos para a natureza. Assim, teremos corpos mais saudáveis”.

Para conhecer mais sobre a ciência Ayurveda, a empresa Sri Sri Ayurveda e os nossos produtos, visite nossa loja e não deixe de acompanhar o blog por aqui também!