A Sopa de Abóbora é uma receita ayurvédica muito nutritiva. As abóboras possuem o sabor doce que suaviza o dosha Vata, além de serem ricas em betacaroteno, que ajuda a melhorar a função imunológica. Também possuem fibras, potássio e vitamina A. Essa sopa proporciona saciedade, porém não pesa no estômago, podendo ser um alimento perfeito para o jantar!

Nessa receita é incluso o ingrediente Ghee, que é um tipo de manteiga clarificada, muito usada na culinária indiana. Considerada uma gordura mais saudável do que a manteiga, apresenta diversos benefícios para a saúde e por isso é uma das bases da culinária ayurvédica. Por ser um ingrediente muito versátil, pode ser usado em qualquer tipo de culinária, substituindo a própria manteiga ou outros óleos vegetais e é assim que ela é inclusa nessa receita. Inclusive temos disponível em nossa loja virtual: https://bit.ly/2OcDgLp

Receita ayurvédica - Ghee
Receita ayurvédica – Ghee

A pimenta negra, também usada nessa receita ayurvédica, serve para temperar pratos, podendo ser substituída pelo sal ou (dependendo do gosto) reduz a utilização do sal na alimentação ao ser usada. Ela proporciona um sabor picante e aromático, repleto de vantagens para a saúde. Funciona como um estimulante natural das secreções gástricas, favorecendo os processos digestivos do estômago.

Receita ayurvédica - Sopa de Abóbora
Receita ayurvédica – Sopa de Abóbora

Ingredientes
– 3 xícaras de abóbora em conserva
– água suficiente para cozinhar as abóboras
– 1 colher de chá de ghee ou óleo de oliva
– 1 xícara de alho porró ou cebola picados
– ½ colher de chá de pimenta negra
– 1 colher de chá de cominho
– 1colher de chá de cúrcuma em pó
– 1 xícara de leite vegetal (de amêndoas, castanha do Pará, inhame, etc.)
– sal a gosto

Preparação
Aqueça o óleo em uma panela. Adicione os alhos-porrós e os condimentos. Refogue por 4 a 5 minutos ou até que os alhos-porró estejam transparentes.
Adicione a abóbora cortada em pedaços médios e continue a refogar por mais 3-4 minutos. Adicione água suficiente para cobrir as abóboras Reduza o fogo e cozinhe lentamente até as abóboras estarem macias. Usando um misturador de mão ou processador, bata a sopa até adquirir uma consistência cremosa, adicionando um leite vegetal enquanto bate a sopa. Retorne a sopa à panela e reaqueça se necessário. Guarneça com um pouco de noz moscada e salsinha.