Masalas são uma combinação de especiarias na qual se encontram os seis sabores: doce, salgado, azedo, picante, amargo e adstringente, tudo em um mix particular para determinada receita, indicação terapêutica e/ou estação do ano, o que possibilita o uso de masalas para cada dosha. São feitos com ervas secas e tostadas, pois o aquecimento age na liberação do aroma e sabor, além de liberar maior potência terapêutica.  Essa composição pode ser usada de diversas maneiras: tanto durante o cozimento de inúmeros pratos como também sendo adicionada às receitas já prontas, conferindo os benefícios e mais sabor de maneira natural.

Na Ayurveda, um dos principais métodos de afetar o equilíbrio dóshico é por intermédio do veículo do sabor, sendo o masala uma combinação fundamental para tal terapia. Confira algumas dasprincipais características dos doshas e quais são os temperos utilizados no masala indicado para cada um deles:

masalas para cada tipo de dosha
Masalas para cada tipo de dosha

Pitta

É intensificado por alimentos que têm qualquer um dos seguintes sabores: ácido, picante e salgado, sendo que cada um dos sabores tem o elemento fogo como o seu elemento primário. Temperos utilizados que atuam principalmente no equilíbrio do fogo digestivo são: coentro, funcho, cardamomo, cúrcuma e menta.

Kapha

Contém quantidades substanciais de água, bem como do elemento terra. Os três sabores que intensificam Kapha com os seus elementos associados, respectivamente, são doce (terra e água), salgado (água e fogo) e ácido (terra e fogo). Temperos comumente utilizados estimulam Agni: mostarda, cúrcuma, gengibre, feno-grego, pimenta-do-reino e cravo.

Vata

No corpo é intensificado por alimentos que têm qualquer um dos seguintes sabores: amargo, adstringente ou picante. Isso se deve à predominância do elemento ar nesses três sabores. Temperos utilizados contribuem para uma melhor digestão e aquecem o organismo: gengibre, funcho, mostarda, cominho, páprica picante e cúrcuma.

 

srisri ayurveda