A busca pelo autoconhecimento é um caminho para a felicidade e um facilitador para se descobrir o propósito a ser realizado nesta vida. Tudo o que acontece é por uma razão, e a chegada do outono na Ayurveda significa um momento de aprendizado para observar a própria jornada e enxergar as infinitas possibilidades de ser feliz. O tempo é uma das influências externas para essas mudanças.

As transições de tempo não são só importantes para marcar no calendário, mas também para a saúde. Já pensou nesse conceito? Os minutos destinados para o almoço, as horas de sono para o descanso corporal e mental, os segundos para dizer um bom dia ou um obrigado, tudo isso está relacionado ao bem-estar e ao propósito de viver bem.

chegada do outono na ayurveda
A chegada do outono na ayurveda

 

Os humores corporais (Vata, Kapha e Pitta), a consciência, os sentimentos, o equilíbrio e a harmonia, todos são afetados pelas mudanças do tempo, principalmente em relação às estações do ano e fases da lua. O Brasil, localizado no hemisfério sul nesta época do ano, está próximo ao Outono, período que deixa todos os doshas vulneráveis, principalmente Vata que se torna ainda mais presente na atmosfera. Essa época se caracterisa por ventos mais intensos e secos, que trazem frescor e leveza.

Pessoas com Vata predominante devem evitar alimentos crus e secos, comidas altamente protéicas e outros alimentos de sabores adstringentes e amargos. Aqueles com Pitta devem se afastar de alimentos picantes, gordurosos e salgados; e os Kapha, de pratos muito doces, salgados, gordurosos, oleosos e frios.

Além da alimentação, este é o momento certo para se conectar com a natureza e a sua mudança, com um Ritucharya de mudança das estações, ou seja, procurando cuidados específicos para encontrar o equilíbrio, como massagens, marmaterapia, aromaterapia, meditações e dietas específicas. Na Ayurveda recomenda-se dazer 1-3 dias de dieta detox na mudança das estacoes do ano, consumindo-se essencialmente sucos de frutas e legumes.  Dia 20 de março é o inicio do outono no Brasil. Aproveite para se purificar e renovar as energias.  Resolva questões antigas e conecte-se com o eu interior. Transições são necessárias para o surgimento de novos desafios, que servirão para o crescimento pessoal, espiritual e profissional.