Saiba a importância das estações do ano para Ayurveda

As mudanças das estações durante os anos são extremamente importantes para a Ayurveda. É através dos ciclos maiores da natureza, dessas transições, que é possível se conectar com o ritmo da natureza e, consequentemente, equilibrar o dosha, por isso a importância das estações do ano. Naturalmente, o corpo passa por alterações ao longo do ano, e os doshas também, portanto quanto mais semelhanças às estações, mais eles são agravados. Por exemplo, o clima quente e seco do verão aumenta Pitta.

A alimentação deve ser seguida de acordo com a estação, com uma dieta para manter ou restaurar o equilíbrio. Isso também ajuda a refrescar ou aquecer o corpo, regularizando a temperatura. Uma coisa é certa, em todas as épocas, é necessário fazer uma dieta de desintoxicação. Isso ajuda a eliminar toxinas e resíduos gerados na estação anterior e a prevenir contra doenças comuns nessas transições sazonais, como resfriados, tosses e alergias. Marque consulta com um terapeuta ayurvédico para saber a dieta certa para seu dosha. Confira mais informações de cada estação:

A importância das estações do ano - Verão
A importância das estações do ano – Verão

Verão

A estação atual é caracterizada pelas altas temperaturas, que provocam diversas alterações em todos os organismos. Pessoas com Pitta predominante devem manter dietas de redução de Pitta, sem alimentos picantes e com pouco óleo.

A importância das estações do ano - Outono
A importância das estações do ano – Outono

Outono

Época característica de doshas vulneráveis por trazer temperaturas leves, frescor e ventos que afetam o equilíbrio e a harmonia de todos. Para cada tipo de dosha predominante existem alimentos que devem ser consumidos e evitados, como Pitta deve evitar alimentos gordurosos, picantes e salgados; Kapha, alimentos oleosos, frios e gordurosos; e Vata deve tomar cuidado com sabores amargos e adstringentes.

A importância das estações do ano - Inverno
A importância das estações do ano – Inverno

Inverno

O clima do inverno afeta, especialmente, os doshas Kapha e Vata. Com frio intenso dessa estação, Kapha deve fazer mais exercícios e Vata deve se manter aquecido com medidas para acabar com a secura da pele. Para Kapha, alguns alimentos devem ser evitados, como sorvetes, açúcar, óleos, gordura e produtos de origem animal, que são difíceis de ser digeridos. Já Vata deve evitar alimentos amargos, frios e secos.

A importância das estações do ano - Primavera
A importância das estações do ano – Primavera

Primavera

A primavera é tradicional na Ayurveda para limpeza interna e dietas detox para todos os doshas. Nesse clima quente e suave, Kapha fica desequilibrado. Por isso, nessa época do ano, é indicado seguir uma dieta específica para pacificar o dosha.