Ter alguns cuidados diários com a higiene, principalmente quanto à saúde bucal, é essencial na Ayurveda. Para conquistar um equilíbrio dinâmico e o sorriso saudável, são necessárias algumas atitudes básicas na rotina, como a utilização de um raspador de língua e pastas de dentes repletas de benefícios, como a Sudanta. Confira, abaixo, 5 passos essenciais para saúde e inclua no seu Dinacharya:

 1. Raspador de língua multibenefícios

Você já conhece todos os benefícios de utilizar o raspador de língua no dia a dia? Ele é utilizado para higienizar a língua e eliminar as toxinas, os fungos e as bactérias causadores de mau hálito e que provocam lesões cariogênicas. Na Ayurveda, é indicado o uso logo pela manhã e antes de dormir, antes da escovação, preferencialmente de cobre ou aço inoxidável, por ser mais higiênico.

2. Fio dental sempre

Manter o sorriso saudável é a união de inúmeros fatores, como o uso correto de fio dental. Além de eliminar as toxinas, essa atividade ajuda na remoção da placa bacteriana e de alimentos nos lugares onde a escova não alcança. É recomendado o uso diário, antes de dormir.

saúde bucal
5 passos fundamentais para manter a saúde bucal em dia

3. Tempo para escovação

Uma escovação apropriada demanda tempo: pelo menos de 2 minutos e 3 vezes ao dia. Concentre-se na limpeza de cada área da boca, as partes superiores e inferiores dos dentes, bem como as regiões de mastigação. O uso de uma boa pasta de dente também é muito indicado para manter a higiene bucal, como a Sudanta, desenvolvida sem aditivos químicos, 100% natural, sem flúor e de sabor refrescante. Alguns estudos já demonstraram os efeitos colaterais do flúor no organismo se usado em longo prazo.

4. Sorriso refrescante

Com fórmulas exclusivas, produtos como o Refrescante Bucal Sri Sri Ayurveda auxiliam a refrescar o hálito. Seus grandes diferenciais são: não conter açúcar e possuir ingredientes especiais que ajudam a combater as bactérias e os germes causadores do mau hálito.

5. Dê olho na alimentação

É fundamental manter uma alimentação adequada, principalmente de acordo com o dosha. Em totalidade, na Ayurveda, não é indicado o consumo de balas, gomas de mascar, chocolates, refrigerantes e doces, porque este consumo está relacionado ao aumento do desenvolvimento de cáries e a maiores chances de bactérias criarem ácidos que atacam o esmalte do dente.

SriSri Ayurveda