O mel é produzido por abelhas a partir do néctar recolhido de flores processado pelas enzimas digestivas desses insetos, é considerado um dos alimentos mais puros da natureza. Rico em proteínas e nutrientes como vitaminas e minerais, o mel é considerado energético e possui diversos benefícios medicinais como ação antibacteriana, prebiótica e antioxidante.

Também conhecido como madhu (termo originário do idioma em sânscrito), o mel, para a medicina ayurvédica, apresenta sabor doce e adstringente com potência quente e as qualidades seca, sutil e leve. É capaz de proporcionar melhora da digestão, além de ser  conhecido como yogavaha, pois é responsável por otimizar os efeitos terapêuticos das plantas medicinais que são veiculadas com ele, por isso, é possível encontrá-lo como veículo em várias formulações ayurvédicas.

mel
Mel & Ayurveda

Para o dosha Kapha, o mel fresco é utilizado como tônico, especialmente para crianças; já o envelhecido é aplicado em tratamento para redução de peso combinado com água morna diariamente. Já associado ao suco de limão, atua equilibrando Vata; e associado ao gengibre, favorece Agni, sendo responsável por aumentar o apetite.

Entre suas muitas aplicações terapêuticas possíveis, encontra-se melhora nos distúrbios do trato respiratório, como dores de garganta, tosse e gripe. Também serve para aliviar o cansaço físico  e mental (fadiga). É usado como um tranquilizante natural, pois reduz significativamente a ansiedade, acalmando palpitações e diminuindo a insônia.

Na culinária Ayurveda, recomenda-se que o mel seja adicionado a preparações que necessitem ser cozidas ou passadas por alta temperatura apenas no final para não se perder suas propriedades funcionais.