Restabeleça sua saúde com 4 cuidados diários

Vivemos em um mundo atribulado e cada vez mais as pessoas se desligam do verdadeiro fluxo da vida. A Ayurveda acredita que tudo está conectado: o que comemos, vestimos, o ar que respiramos e as substâncias que entram em contato com o corpo.

Existem, também, outras variantes que impactam na qualidade de vida e é possível melhorar o dia a dia estabelecendo uma Dinacharya com hábitos saudáveis.

Restabeleça sua saúde com 4 cuidados diários - saúde e bem-estar
Restabeleça sua saúde com 4 cuidados diários – saúde e bem-estar

Confira 3 cuidados diários que, alinhados a uma rotina, podem restabelecer a saúde do organismo e promover um equilíbrio e bem-estar incomparáveis:

Raspagem da língua

Um dos rituais mais conhecidos e orientados pela Ayurveda é a raspagem da língua, uma prática diária importantíssima. Trata-se da remoção dos restos de alimentos, bactérias, fungos e toxinas da superfície. Quando se dorme, o sistema digestivo permanece levemente ativo e, nesse período, o corpo procura remover toxinas e resíduos de uma digestão inadequada. Parte dessas toxinas é enviada à superfície da língua. Sem a raspagem, eles serão reabsorvidos pelo organismo e podem agravar problemas digestivos e respiratórios, influenciando a vitalidade e o bem-estar. Para a raspagem da língua é indicado raspador de língua de aço inoxidável, por ser mais higiênico, mas, caso não encontre, utilize o de plástico ou uma colher. Acrescente esse hábito à sua rotina! 

Gargarejo

O gargarejo ou Kavala Gandusha é um processo de purificação que consiste em bochechos e gargarejos com óleo de gergelim natural morno, que deve ser feito ao acordar, ainda em jejum. Possui vários efeitos positivos, como a limpeza imediata, lubrificação e o fortalecimento da gengiva e dos dentes. Também é muito indicado para aliviar a tensão na mandíbula, melhorar o paladar, aumentar a imunidade, diminuir o ressecamento da garganta e restabelecer a saúde.

Restabeleça sua saúde com 4 cuidados diários - Respiração
Restabeleça sua saúde com 4 cuidados diários – Respiração

Respiração

O Pranayama é a prática de exercícios respiratórios importantes para manter o equilíbrio. Funciona não somente na redução do estresse como também na melhora das funções orgânicas, combatendo a insônia, reduzindo a tensão nos músculos da face e de todo o corpo, auxiliando até mesmo no funcionamento do intestino. Existem diversos cursos dedicados a esta técnica; inclusive, alguns professores de yoga a ensinam. Quando bem orientada, já mostra os resultados positivos dentro de poucas semanas.

Saúde Bucal

Para a Ayurveda, a higiene do corpo e da mente é fundamental, pois ajuda a prevenir doenças e manter os doshas equilibrados. Com a higiene bucal não é diferente: recomenda-se que se higienize a boca após as refeições, sempre, mantendo os dentes e a gengiva saudáveis. Para melhor cuidado da saúde bucal, conheça a pasta de dente Sudanta da Sri Sri Ayurveda. Contém ingredientes naturais como cravo, canela, pimenta-do-reino, bakul e mayaphal, que desempenham ações antibacteriana e anti-inflamátoria, não contém flúor e ainda tem um sabor leve e agradável!