Para a Ayurveda, a cura e a prevenção das doenças estão correlacionadas a uma série de comportamentos que devemos ter ao longo da vida. E esses incluem uma alimentação equilibrada de acordo com seu dosha, uso de ervas, prática de yoga, pranayama, meditação, massagens e um estilo de vida tranquilo, emocionalmente equilibrado e sem exageros.

Uma das dicas básicas para manter a saúde é dar importância à lista de compras. Confira as dicas da Sri Sri

lista de compras
Lista de compras

Olhar o que se tem em casa antes de montar a lista de compras é fundamental! Mas que tal, além de olhar a quantidade do que ainda tem, verificar o rótulo dos alimentos? Leia a lista de ingredientes, e não somente a parte de calorias, pois muitos produtos possuem uma lista infindável de aditivos alimentares que só prejudicam a saúde. De acordo com o que observar, substitua os alimentos que considerar não muito saudáveis por aqueles mais naturais, comprados de forma consciente.

Como montar a lista de compras

Elaborar a lista de compras com fome é um erro fatal! O apetite pode atrapalhar as escolhas alimentares no momento, influenciando você a levar alimentos e produtos mais densos, geralmente, com excesso de carboidratos e gorduras.

O que evitar?

Alimentos processados e industrializados são fontes de açúcares refinados, gorduras, sódio, muitas vezes, adoçantes artificiais e diversos aditivos químicos como corantes e saborizantes, o que pode ser extremamente prejudicial em longo prazo. São ingredientes relacionados, por diversos estudos, a doenças como diabetes, hipertensão, alergias e obesidade. Atenção especial aos produtos com apelo saudável, como pão integral e peito de peru light: muitos pães não contêm farinha integral como o primeiro ingrediente da lista nas embalagens, o que significa que você pode estar sendo enganado; já o peito de peru que se denomina light, como se o único problema desse processado fosse a gordura, deveria ser branco, mas é comercializado na cor rosa, pois é cheio de corante e aditivos! Reflita sempre sobre suas escolhas e não aja por impulso!

A Ayurveda recomenda!

O ideal a fazer quando for ao supermercado é lembrar-se das sessões em que precisa ir e restringir-se a elas, como os setores de cereais, frutas, verduras frescas e grãos. A busca por uma alimentação balanceada, também, inclui a compra de alimentos orgânicos sempre que possível, uma vez que os agrotóxicos têm uma ação extremamente prejudicial à saúde humana, já comprovada cientificamente. Optar por alimentos da época também é relevante, pois a densidade nutritiva desses é aumentada na estação. Atente-se na escolha dos óleos certos, como Ghee e o Óleo de Coco – alimentos com aplicação culinária e estética. Já para aqueles momentos em que não é possível tempo para o preparo de um alimento ou se está na correria do dia a dia, existem diversas opções de snacks da Sri Sri Tattva 100% artesanais, como Barra de Cereais (sabor laranja e gengibre), Crackers de Aipim (com alecrim ou gergelim), que podem ser consumidos com Caponata de Banana Verde, Cookie Delight de Chocolate entre refeições ou como lanche durante a tarde.

Lembre-se o que determina o futuro da saúde não é a escolha alimentar que se faz eventualmente, mas sim a que faz parte da sua rotina diária.

srisri ayurveda