A forma certa da respiração na meditação 

Você já parou para observar como a respiração muda de acordo com o estado emocional? Com a felicidade e tranquilidade, a respiração tem um determinado ritmo. Os apaixonados, por exemplo, suspiram profundamente em sinal de completude e felicidade. Mas com raiva, estresse ou com algum sentimento negativo, a respiração tem outra frequência.

Pare, agora, por alguns segundos e sinta a sua respiração. Ela é lenta ou agitada? Curta ou espaçada? Ofegante ou calma? A temperatura do ar é mais fria ou quente? Saiba que cada um desses aspectos indica um estado emocional e você pode influenciá-lo diretamente se aprender a controlar sua respiração.

respiração na meditação
respiração na meditação

Mas como é possível aprender isso? A prática da meditação vai ajudar muito a começar a ter controle sobre a respiração e, consequentemente, elevar o estado emocional e manter as energias e os pensamentos positivos.

Comece, gradativamente, a adotar essa rotina em seu dia a dia. Tire alguns minutos para você e sente-se confortavelmente em um lugar tranquilo e com pouco barulho. Feche os olhos por alguns minutos e observe a sua respiração. Apenas sinta-a e não se preocupe em julgá-la ou controlá-la. Se durante esse tempo a sua mente for visitar outros lugares ou pensamentos, não se preocupe. Apenas volte a observação para sua respiração e permaneça assim por mais algum tempo. Com o passar de poucos minutos e, ao final da experiência, você tenderá a estar com a mente mais calma, silenciosa e sem tantos pensamentos acumulados.

Outra dica bem simples para reequilibrar a emoção e trazer de volta a serenidade e calma na mente é inspirar de forma bem lenta e o mais profundo que você conseguir. Segure o ar por poucos segundos e solte-o mais lento que conseguir. Repita essa sequência por quatro ou cinco vezes e perceba um estado de relaxamento e tranquilidade imediato.

Esse é o poder da respiração. Uma atividade vital, gratuita e inteiramente ao seu alcance, mas que nem sempre é bem-utilizada. Sabia que, em geral, nós só utilizamos 30% da nossa capacidade pulmonar?

Que tal expandir mais essa atividade? A Organização Internacional Arte de Viver, com sede em várias cidades pelo mundo, ministra alguns cursos para melhorar a qualidade de vida.  O curso Happiness Program com foco em respiração e meditação pode ajudar você nessa iniciação. Acesse o site www.artedeviver.org.br e inscreva-se! Faça da respiração a sua aliada. E respire fundo, pela frente, ainda, tem muito mundo!