O que é Marmaterapia?
Os marmas são regiões específicas do corpo e importantes pontos de cruzamento do corpo físico e energético com o mundo. Marmas significam pontos vitais “escondidos”, são regiões muito sensíveis e manipuladas delicadamente por terapeutas ayurvédicos para reequilibrar a saúde, estabelecer o fluxo energético em pontos de bloqueio e, assim, alcançar o bem-estar físico e mental e proporcionar maior vitalidade no dia a dia. Médicos e terapeutas ayurvédicos utilizam a Marmaterapia como uma terapia preventiva e curativa para ativação dos pontos do Prana, energia vital.
É uma das práticas mais ancestrais da Índia. Com o objetivo terapêutico de tratamento e prevenção, são utilizas técnicas como massagens muito suaves, acupressura e movimentos para normalização do fluxo energético. Em alguns casos, a aromaterapia também pode ser utilizada para auxiliar no equilíbrio do dosha. Na estimulação dos marmas, são promovidas reações em zonas reflexas, que são compostas pelos demais tecidos, órgãos, articulações e glândulas do corpo.
Além de liberar o fluxo e revitalizar o prana, a Marmaterapia proporciona um profundo relaxamento. Auxilia também em um equilíbrio e conexão entre mente, consciência e corpo, alivia bloqueios físicos e mentais e ajuda na liberação da energia bloqueada, assim, prevenindo doenças. Fortalece os órgãos, regenera os tecidos, contribui para a remoção do excesso de toxinas e melhora a estabilidade física.
Na Ayurveda, a Marmaterapia é essencial para a harmonia e proporciona diversos benefícios à saúde. Os marmas podem ser classificados conforme seus componentes, sendo eles:
- Marmas mamsa: com base em músculos.
- Marmas sira: com base em vasos.
- Marmas sanyu: com base em ligamentos.
- Marmas asthi: com base em ossos.
- Marmas sandhi: com base em articulações.
É uma técnica muito útil também para o reequilíbrio dos doshas, relacionados aos cinco elementos e às regiões corporais. O elemento terra é responsável pela região dos pés aos joelhos; água, dos joelhos até a região anal; fogo, da região anal até o coração; ar, do coração até a região entre as sobrancelhas; e o éter, da região entre as sobrancelhas até o topo da cabeça. Cada pessoa, com seu dosha predominante, corresponde de uma forma diferente aos fatores desencadeantes e sintomas dos desequilíbrios dos marmas.
3 Comentários
Fiz duas sessões de marma com a terapeuta Carol Nascimento e o resultado está sendo incrível, entrei num estado super profundo e agradável de meditação.
Estou reequilibrando minhas energias