Cada vez mais brasileiros se interessam pela Medicina Ayurveda, que é originária da Índia com mais de 5 mil anos. O nome ayurveda significa conhecimento da vida (ayur = vida / veda = sabedoria), buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

A base da Medicina Ayurveda é a alimentação, então precisamos equilibrar a alimentação para manter nosso corpo e mente em sintonia. Cada pessoa tem um metabolismo diferente e acaba assimilando os alimentos de uma forma, então a alimentação ayurveda é estruturada conforme a função metabólica de cada pessoa.

A combinação dos elementos da natureza (éter, ar, fogo, água e terra) interferem na formação de nosso organismo, essas energias formam os Doshas, Vata, Pitta e Kapha, e todas as funções físicas e emocionais do nosso corpo. Descobrindo o seu Dosha é possível direcionar uma alimentação, visando esse equilíbrio, harmonização das energias e uma melhor digestão aproveitando melhor os nutrientes dos alimentos.

A alimentação ayurveda é pobre em alimentos industrializados, aditivos alimentares, açúcar refinado e produtos químicos como agrotóxicos, mas incentiva o consumo de grãos integrais, sementes, legumes de fácil digestão, leite e derivados, buscando uma alimentação mais natural, prevenindo problemas de saúde relacionados à vida moderna.

Para assegurar um equilíbrio na alimentação devemos sempre consumir pratos coloridos, com diferentes sabores: doce, salgado, ácido, amargo, picante e adstringente. Veja abaixo os benefícios de cada um desses sabores:

DOCE – Os alimentos doces produzem contentamento e prazer, acalmando os dosha Vata e Pitta, mas agravando Kapha. São considerados alimentos doces: açúcar, mel, arroz, trigo, leite, creme de leite, manteiga, carnes, óleos, Ghee e quase todos os grãos, entre outros.

SALGADO – Os alimentos salgados acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. São considerados alimentos ácidos: todos aqueles que possuem sal.

ÁCIDO – Os alimentos azedos/ácidos despertam a mente e os sentidos, acalmando o dosha Vata, mas agravando Pitta e Kapha. São considerados alimentos ácidos: limão e outras frutas ácidas, queijo e iogurte (devido à fermentação), tomate, vinagre, entre outros.

PICANTE – Os alimentos picantes abrem a mente e os sentidos, acalmando o dosha Kapha, mas agravando Vata e Pitta. São considerados alimentos picantes: pimentas e temperos em geral, alho, cebola, gengibre, rabanete, entre outros.

AMARGO – Os alimentos amargos clareiam os sentidos e as emoções, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos amargos: verduras amargas, como chicória, rúcula, almeirão, entre outras, espinafre, ervas amargas, entre outros.

ADSTRINGENTE – Os alimentos adstringentes acalmam mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções, e removem a letargia, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas agravando Vata. São considerados alimentos adstringentes: feijões, lentilhas, maçã, pêra, repolho, brócolis, couve-flor, batatas, entre outros.

A Medicina Ayurveda é uma ciência que confirma um famoso ditado ‘somos o que comemos’, então sempre preze por refeiçoes saudáveis.