No dia 5 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Ayurveda e para celebrar o dia de Lorde Dhanvantari, o Deus do Ayurveda. Lorde Dhanvantari é o deus hindu da medicina, a personificação do ayurveda, o guardião da ciência da vida. Ele aparece nos Vedas e Puranas como o médico dos deuses (devas).

Lorde Dhanvantari materializou-se pela primeira vez nesta era ao emergir do Oceano de Leite, de acordo com as escrituras védicas. Trouxe em suas mãos Amrita, o elixir da imortalidade, para fortalecer os semi-deuses em sua batalha contra os demônios. Indra, o senhor dos céus, observando a miséria dos seres humanos e sua aflição com as doenças na Terra, pediu a Dhanvantari que ensinasse o Ayurveda à raça humana. Com esse propósito, Dhanvantari nasceu como filho do rei de Kasi. Como rei de Kasi, organizou os Samhitas do Ayurveda para o benefício da humanidade.

Uma prática comum no hinduísmo para os fiéis a orar a Dhanvantari, Deus do Ayurveda, buscando as bênçãos de boa saúde para si e para os outros, veja a abaixo a oração:

“Aqueles que ostenta, em suas quatro atraentes mãos, concha, arma circular, conjunto de sanguessugas e um pote de ambrosia, cujas finas, brilhantes e puras vestes superiores fazem com que pareça especialmente maravilhoso, cujos olhos são como flores de lótus, cujo corpo de brilho reluzente possui coloração de uma fresca nuvem de chuva, cuja bela cintura é adornada por magníficas vestes amarelas, e que reduz a cinza todas as enfermidades como um incêndio florestal, a este Lorde Dhanvantari, eu me curvo, respeitosamente em reverência.”

Para homenagear Lorde Dhanvantari conheça o Mantra à DhanVantari:
“Om Namo Bhagavate
Vasudevaya Dhamvantaraye
Amrta Kalasa Hastaya
Sarva Maya Vinasanaya
Trailokya nathaya
Sri Maha Visnave Namah
Shanti Shanti Shanti
Nossas saudações ao Senhor Dhanvantari, que está em todo lugar na forma de inteligência.
Saudações àquele que é o senhor de todo o Universo, que destrói todas as doenças e carrega em uma das suas mãos o pote do néctar da imortalidade.
Paz Paz Paz”