Não é nenhuma novidade que a forma como você se alimenta pode interferir e muito no funcionamento biológico. Para a filosofia Ayurveda, isso é ainda mais fundamental, pois a alimentação equilibrada influencia o corpo e a mente.

Uma alimentação equilibrada é a chave para a boa saúde e o bem-estar. É preciso prestar atenção nos alimentos que são consumidos, a forma como são preparados e, também, como são realizadas as refeições. É importante atentar-se para o diagnóstico dos doshas (humores biológicos) que cada um possui e seguir as orientações específicas.

Cada dosha possui determinada recomendação de alimentos para ser equilibrado. Por meio dos seis sabores (doce, salgado, ácido, amargo, picante e adstringente), pode-se ter uma boa orientação para equilibrar os doshas quando fora de equilíbrio. Os sabores doce, salgado e ácido equilibram o dosha vata, que é mais seco, leve e frio. O adstringente, amargo e doce são indicados para o dosha pitta, que é oleoso e quente. Amargo, adstringente e picante, por sua vez, são bons para o dosha kapha, que é frio, oleoso e pesado.

Alimentação equilibrada
Alimentação equilibrada

É recomendado que a comida seja ingerida nem muito quente nem fria para facilitar a digestão. O fogo digestivo, chamado agni, precisa funcionar adequadamente, pois, para a medicina ayurvédica, é na digestão que se inicia o processo que auxilia a absorção de nutrientes e, consequentemente, a nutrição do organismo. Para isso existem alimentos como gengibre, açafrão e pimenta-do-reino que podem estimular o bom funcionamento do agni.

Para melhorar ainda mais a sua saúde, atente-se, ainda, à forma como você se alimenta. Coma apenas quando sentir fome. Faça suas refeições com consciência, sentado em um lugar calmo e limpo, mastigue bem e evite falar demais. Não tenha pressa. Evite beber líquidos durante e após as refeições. Espere o intervalo de uma hora, pois isso facilitará sua digestão. E dê preferência a alimentos orgânicos e frescos (preparados na hora), pois possuem mais prana (energia vital). Evite, na medida do possível, produtos industrializados e enlatados, pois esses processos reduzem o prana nos alimentos.

Uma vez que você estiver integrado com essas pequenas mudanças na sua rotina, será difícil voltar atrás, pois seu corpo começará a ter mais energia e você se sentirá mais disposto. Você é o que você come. Então, alimente-se do melhor para ser uma pessoa melhor e sentir-se mais disposto! Para mais orientações, não deixe de acompanhar o blog do Sri Sri Ayurveda!